O ministro da Casa Civil, Rui Costa, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, nesta quinta-feira (5), detalhando iniciativas do governo relacionadas a concessões rodoviárias e grandes obras de infraestrutura no estado.
De acordo com o ministro, o governo federal espera concluir, em breve, as audiências públicas necessárias para a nova concessão das BRs 324 e 116. A expectativa é que esses debates resultem na definição de preços de referência para os pedágios e que a realização de uma grande concorrência reduza esses valores. O processo de licitação para escolha da nova empresa responsável deve ser concluído até dezembro deste ano.
Rui Costa também destacou a assinatura do acordo com o Consórcio Chinês para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, ressaltando que a obra será acompanhada por intervenções em vias ligadas ao projeto, como a Via Expressa e a região da Calçada, além da duplicação da pista até Santo Antônio de Jesus. A BA-001 passará por requalificação completa no trecho entre Itacaré e Ilhéus.
Ainda nesta quinta-feira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, estará em Salvador para tratar com o governador Jerônimo Rodrigues sobre a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, que está interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo Rui Costa, a ponte atual será demolida após a construção da nova estrutura. Enquanto isso, a possibilidade de liberar o tráfego de veículos pequenos está sendo avaliada, com o controle realizado por equipes da Polícia Militar.