Nesta sexta-feira (14), o Centro Cultural Quabales, no Nordeste de Amaralina, será palco de mais uma edição da Varanda Quabales, que nesta oportunidade integra a programação do Festival Salvador Capital Afro. O evento gratuito acontece em frente ao espaço (Rua Aurelino Silva, 385) e promete transformar a rua em um grande palco a céu aberto, reunindo artistas, empreendedores e o público em uma celebração da música e da cultura afro-brasileira.
Durante o dia, a programação começa com uma série de atividades gratuitas voltadas ao fortalecimento do afroempreendedorismo. Das 9h às 12h, acontece a imersão Afroestima – AfroEmpreendedora, com oficinas e cadastro de novos participantes. Já das 14h às 17h, será realizada a Formação Sou Salvador (Beleza e Trancistas), em parceria com a SEMDEC, além do SAC do Empreendedor. Todas as ações acontecem no próprio Centro Cultural Quabales, com inscrições limitadas disponíveis no Instagram @salvadorcapitalafro
.
Encerrando o dia, a partir das 18h, a 6ª edição da Varanda Quabales levará ao público uma programação musical diversa, com apresentações de Quabales Banda, Samba Gringa, Rafa Chagas, Fê e Movimento Nagô Beets, DJ Sista Kátia, Jam Session Experimental com Marivaldo dos Santos e um desfile do Projeto Aconchego.
Idealizada pelo Favellê Music, a Varanda Quabales nasceu inspirada nas tradicionais block parties — festas de rua realizadas inicialmente nos Estados Unidos durante os anos 1970 que uniam comunidades em torno da música. O conceito foi adaptado à realidade soteropolitana, promovendo um intercâmbio sonoro entre músicos da Quabales Banda e artistas da cena do jazz, além de abrir espaço para performances autorais e momentos de microfone aberto.

