Evento gratuito acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro na Segunda Praia, unindo música, cultura e turismo em um dos destinos mais encantadores da Bahia
Morro de São Paulo se prepara para viver mais uma grande celebração da música, da cultura e da energia baiana. A 9ª edição do Festival da Primavera de Morro de São Paulo será realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, na paradisíaca Segunda Praia, reunindo nomes consagrados e talentos locais em uma programação gratuita que promete encantar o público.
As atrações de 2025 foram anunciadas em coletiva de imprensa nesta terça-feira (28), em Morro de São Paulo, e garantem um fim de semana de muita vibração e diversidade sonora. Na sexta-feira (5/12), o palco recebe a banda paulista Maneva e o cantor Tomate, que promete transformar a noite em uma verdadeira explosão de energia.
No sábado (6/12), a programação conta com a cantora Rachel Reis, destaque da nova geração da música baiana, e Filipe Escandurras, conhecido pelos hits que embalam o verão. Já no domingo (7/12), o encerramento ficará por conta do carisma e balanço de Jau e da alegria contagiante do grupo Filhos de Jorge.
“Morro de São Paulo vive um momento muito especial. As nossas belezas naturais e a força da cultura local se unem em um festival que fecha a primavera e abre a alta temporada de verão. O arquipélago de Cairu, que já é o terceiro polo turístico da Bahia, tem registrado um crescimento médio de 7% de uma temporada para outra — e nossa expectativa é chegar a 11% este ano. Durante os dias do festival, praticamente 95% dos leitos já estão ocupados”, destaca Cláudio Brito, secretário de Turismo de Cairu.
Com a vocação de unir música, natureza, sustentabilidade e turismo, o evento se consolida como um dos encontros mais vibrantes do calendário cultural da Bahia.”O Festival da Primavera é um símbolo de integração e valorização do nosso território. Ele movimenta o trade turístico, gera emprego, renda e visibilidade para o município. Morro de São Paulo e todo o arquipélago vivem esse evento com muito orgulho, porque ele mostra ao mundo o que temos de melhor: um povo acolhedor e uma natureza exuberante”, afirma Hildécio Meireles, prefeito de Cairu.
Durante os três dias, o festival transforma a Segunda Praia em um palco de experiências, com shows, manifestações culturais, gastronomia e artesanato. “Sempre tivemos esse diálogo com a cultura local. O festival mantém viva a tradição de integrar grandes artistas a expressões culturais da região. Além da música, trabalhamos com parcerias sustentáveis, coleta seletiva e contratação de mão de obra local. É um evento que gera impacto positivo, econômico e social, para toda a comunidade”, reforça Márcia Mamede, produtora do evento.
Apresentado pela Neoenergia Coelba e pelo Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, o festival tem apoio da Coca-Cola, da Associação Comercial e Empresarial de Cairu (ACEC) e da Biotur, e é realizado pela Prefeitura Municipal de Cairu.
Desde 2010, o Festival da Primavera de Morro de São Paulo tem sido palco de grandes nomes da música brasileira, como Bell Marques, Maria Gadú, Nando Reis, Vanessa da Mata, Capital Inicial, Lenine, Carlinhos Brown, Saulo e Toni Garrido, consolidando-se como um dos eventos mais aguardados do verão baiano.
Mais informações no perfil oficial do evento, @festivaldemorrodesp.

