A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) alcançou um recorde de atendimentos durante o Carnaval de 2025, prestando assistência em mais de 90 locais diferentes. Ao todo, foram realizados 25.220 atendimentos, sendo 24.979 na área não penal. A instituição visitou e inspecionou diversos espaços relacionados à folia, como camarotes, postos de coleta seletiva, centros de saúde, delegacias e centros de acolhimento.
Além dos pontos principais da festa, os defensores e defensoras públicas estiveram em outros locais, como a Casa da Mulher Brasileira, delegacias de bairro, hospitais, presídios femininos, organizações sociais e eventos carnavalescos de bairros. Foram 89 visitas na área não penal e 10 na área penal. A Unidade Móvel de Atendimento, instalada no Pelourinho, atendeu 3.208 pessoas, enquanto a Van da Mulher, que prestou serviço em Ondina, assistiu 771 pessoas.
O dia mais movimentado foi o domingo de carnaval, com 8.907 atendimentos, sendo a maioria na área não penal. “Os números falam por si. A atuação da Defensoria Pública foi muito eficiente e estamos sempre buscando melhorar esse trabalho em prol da sociedade baiana. Conseguimos cumprir nossa missão de proteger o público vulnerável”, afirmou Camila Canário, defensora-geral da DPE-BA. Ela também já iniciou os preparativos para o Carnaval de 2026, com a primeira reunião de avaliação realizada logo após o fim da festa, na quarta-feira de cinzas.