Terceira edição do evento reúne marcas autorais de 15 a 18 de janeiro com entrada gratuita
A terceira edição do Mercado do Tira já tem data para acontecer. O evento que celebra a moda, a cultura e a experiência de lifestyle com um olhar voltado para a autenticidade ganhou um especial de Verão reunindo as marcas Amará, Aqui Brasil, By Nina Brand, De Tudo Que Eu Vejo, Eyde Dantas, Fê Abbehusen, Guiguirika, Kolombina, Luana Rodrigues, Muzuá Bahia, Plier, Pythia, Soul Seven Club e Ticiana Hoisel. Com entrada gratuita, o evento — realizado pelas produtoras Gabriela Cruz e Lívia Falcão — acontece de quinta a domingo (15 a 18 de janeiro), no Palacete Tirachapéu, convidando o público a explorar o design sofisticado em peças de moda, acessórios e papelaria. Durante quatro dias, o local se transformará em uma vitrine que conecta marcas e visitantes, propondo uma nova forma de viver o Centro Histórico e apresentando um recorte contemporâneo da cena criativa baiana e nacional.
Conexão Brasil – Coreia do Sul
Além da feira, que reúne moda feminina, acessórios, bem-estar, beleza, arte e papelaria, o Mercado do Tira de verão contará com o “Experiência K-Day”, projeto criado pela Soul Seven Club que promove uma imersão na cultura sul-coreana. Em sua segunda edição, o evento trará mais uma vez a vivência sobre o país, no qual o público saberá mais sobre música, arte, beleza, costumes e culinária da nação asiática. Além disso, ainda participará de oficinas (lettering coreano e porta-photocard), talk, momento gastronômico e mais. A ação acontece no dia 17, das 13h às 17h, no Piano-bar do Palacete Tirachapéu. As inscrições custam R$ 120 e podem ser feitas através do WhatsApp (71) 98834-0857, mas as vagas são limitadas.
Marcas
Amará – criada por Jéssica Ribeiro, a marca baiana aposta em peças atemporais e femininas, com forte presença do feito à mão. A Amará transforma o cotidiano em moda com propósito e já levou para as passarelas desfiles-manifesto como Ode ao Artesanato Baiano.
Eyde Dantas – Com DNA afetivo e produção à mão, a marca retorna ao cenário autoral com a coleção Sabores da Bahia. As peças trazem referências sensoriais e culturais do estado, com modelagens leves e espírito criativo.
Guiguirika – Marca de roupas infantis criada por Tika Marques, com foco em bordados manuais como o ponto smock. Apresenta peças delicadas, coordenadas e feitas para atravessar gerações com afeto e tradição.
LR Atelier – Luana Rodrigues – Peças feitas à mão com materiais garimpados ao redor do mundo ganham forma nas criações de Luana Rodrigues. A designer transforma sua visão estética em bijus que dialogam com seu universo criativo. Suas criações transcendem tendências e celebram a beleza da individualidade.
Pythia – Com foco no upcycling, a marca transforma sedas vintage indianas em peças únicas — como kimonos, vestidos e conjuntos. A estética é fluida, feminina e atemporal, com compromisso com a sustentabilidade e o design consciente.
By Nina Brand – A marca surgiu do desejo de atender jovens, meninas e mulheres que buscam praticidade e gostam de usar e misturar peças delicadas. As joias são confeccionadas em prata com banho de ródio e semijoias antialérgicas.
Ticiana Hoisel – Depois de anos navegando por mares distantes, Ticiana Hoisel retorna à Bahia. A marca autoral da estilista baiana apresenta sua nova coleção, “Salomé”, celebrando o reencontro com a terra natal. A proposta reúne peças únicas e de edição limitada, roupas ajustáveis a diferentes corpos, confeccionadas em linho e tecidos de fibras naturais. A coleção se completa com acessórios feitos à mão, que combinam pedras, pérolas naturais e metais nobres.
Aqui Brasil – Engenheira química e tricologista, Maísa Paraguassú promove uma abordagem que une ciência, sensorialidade e estética através da marca Aqui Brasil, da qual é fundadora. Ela desenvolve rituais capilares autorais que valorizam o cuidado consciente e o refinamento no cotidiano. Nascida em Mucugê, na Chapada Diamantina, acredita no cuidado como experiência: “do fio ao sentir”.
Soul Seven Club – Marca autoral inspirada no fenômeno musical BTS, a Soul Seven Club produz roupas, acessórios e ilustrações que trazem elementos do universo do grupo, um dos principais nomes da música global. Em sua primeira participação no Mercado do Tira, comandará o evento Experiência K-Day, uma imersão no universo da cultura sul-coreana.
Plier – A papelaria autoral baiana produz itens como cadernos, planners, caixaria, cartões, calendários e outros itens que deixam a vida mais organizada, com um toque de design que faz toda a diferença.
De Tudo Que Eu Vejo – Projeto da ilustradora Gabriela Cruz, a De Tudo Que Eu Vejo nasceu da vontade de expressar ideias e olhares através de fotografias e ilustrações com viés pop. A empresa tem sede no bairro boêmio do Rio Vermelho, “melhor lugar para buscar inspiração”.
Fê Abbehusen – A Fê Abbehusen cria uma curadoria de acessórios de luxo que dialoga com o no Mercado do Tira, leva ao Palacete Tirachapéu as peças da Maria Dolores, a marca curitibana queridinha de influencers referência em moda como Camila Coelho. Com design diferenciado, criativo e um acabamento primoroso, colares, broches, brincos, pulseiras e anéis são mais do que complementos para um look, tornando-se o ponto focal do guarda-roupa.
Muzuá Bahia – A Muzuá Bahia é uma marca baiana que traz em seu DNA o puro linho 100% natural com qualidade supreme, um tecido nobre de fibra orgânica e sustentável que gera menos impacto ao meio ambiente. O design é básico e minimalista, aliado ao conforto, praticidade e liberdade para um estilo de vida litorâneo. Sua alfaiataria de alto padrão reflete uma dedicação cuidadosa à excelência em acabamento de costura.
Kolombina – marca baiana de design autoral criada no Carnaval de 2018 a partir de tiaras exclusivas com personalidade. O nome remete à Colombina, personagem do teatro italiano símbolo de feminilidade, liberdade e criatividade. Com o tempo, a marca ampliou seu universo criativo e passou a incorporar chapéus e bolsas, valorizando o trabalho manual. As peças utilizam materiais naturais, como palha de buriti e conchas, aplicados em bordados feitos à mão, com texturas e desenhos exclusivos.
Serviço – Mercado do Tira – especial de verão
Data: 15 a 18 de janeiro de 2026
Local: Palacete Tirachapéu – Rua Chile, 1, Centro Histórico de Salvador
Horário: quinta a sábado, das 11h às 20h; domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Fotos das marcas: https://drive.google.com/drive/folders/1rlMt5lgFbU1nR6UrCC6j0UzYxhqD_O1K
Palacete Tirachapéu. Foto: Diógenes Silva

