Gastroenterologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia explica como a colonoscopia e a adoção de bons hábitos podem ser decisivas
O câncer colorretal, também conhecido como tumor de intestino, cresce silenciosamente e muitas vezes só apresenta sintomas em estágios mais avançados. O alerta é da gastroenterologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Neogelia Almeida, que reforça a importância da realização da colonoscopia e da adoção de hábitos saudáveis.
“Exames como a colonoscopia são fundamentais, mesmo sem sintomas a partir de 45 anos, e de forma mais precoce em pessoas com histórico familiar de pólipos ou câncer intestinal, pois podem diagnosticar lesões no início e até remover pólipos que poderiam evoluir para câncer. Além disso, mudanças no estilo de vida, a prática regular de exercícios físicos, a eliminação do tabagismo, álcool e do consumo de alimentos ultraprocessados também ajudam na prevenção”, explica a médica.
A campanha Setembro Verde é liderada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e pela ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino). Segundo dados da Fundação do Câncer, os casos de câncer intestinal no Brasil devem crescer 21% entre 2030 e 2040, passando dos atuais 48 mil para 71 mil diagnósticos, um aumento relacionado ao envelhecimento populacional e à difusão de hábitos pouco saudáveis, especialmente na alimentação.
Entre os sinais de alerta que merecem atenção estão a presença de sangue nas fezes, alterações persistentes do hábito intestinal, cólicas frequentes, sensação de evacuação incompleta, fadiga, perda de peso e anemia crônica. “É importante observar mudanças recorrentes nos hábitos intestinais, como constipação ou diarreia frequente, mesmo que sutis, pois podem indicar alterações precoces do intestino”, alerta a gastroenterologista.
O Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, um dos maiores centros de gastroenterologia do Norte-Nordeste, oferece suporte completo desde consultas até a realização de exames e procedimentos cirúrgicos em hospital dia.