O desfile do 22º Orgulho LGBT+ Bahia será realizado neste domingo, 14 de setembro, às 15h, com início no Farol da Barra e seguirá até o Clube Espanhol, na orla de Salvador. Milhares de pessoas são esperadas para o desfile, com concentração às 12h, em clima de festa, resistência e afirmação. A programação inclui 9 trios elétricos, apresentações artísticas, mensagens de luta e homenagens, tornando o evento um dos maiores atos públicos de afirmação dos direitos humanos do Brasil.
O evento, organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), contará com uma variedade de atrações culturais no Palco da Diversidade, no Farol da Barra. No percurso, uma multidão encontrará espaço para afirmar suas identidades, fortalecer o respeito mútuo e se empoderar, criando resistência e traçando um novo futuro. Neste ano, o evento tem como tema “Envelhecer Sem Vergonha. Com Orgulho!” e convida a sociedade a refletir sobre a realidade da população LGBTQIAPN+ idosa, enfrentando o preconceito, a invisibilidade e reafirmando o direito de viver com dignidade em todas as fases da vida.
Nesta edição, o desfile do Orgulho LGBT+ Bahia tem como madrinhas Ângela Guimarães e Leonora Áquilla e padrinho Júlio César Habib, que celebram a diversidade e reforçam o compromisso com a inclusão e a visibilidade. O evento encerra a Semana da Diversidade Cultural LGBT+ de Salvador.
As atrações do Palco da Diversidade incluem performances artísticas e shows, a partir das 12h. Artistas transformistas 60+ farão uma homenagem especial a drag Divina Aloma, com repertório do grupo As Frenéticas, fenômeno da disco music brasileira. Nesta edição, o palco do evento será batizado de Luiz Mott 80+, em homenagem ao fundador do GGB, Luiz Mott.
Ações de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um módulo especial oferecendo atendimento de urgência e emergência, serviços de prevenção, além de testagem rápida para HIV e sífilis. No espaço, também serão distribuídos diversos insumos de cuidado e prevenção, como preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes de HIV.
O serviço de testagem rápida, retirada de autotestes e entrega de insumos funcionará das 10h às 21h, enquanto os atendimentos de urgência e emergência acontecerão das 11h às 23h. O módulo estará localizado na Rua Dias D’Ávila, próximo ao antigo Beco da Off, garantindo suporte, prevenção e acolhimento durante todo o evento.
Cortejo de trios
A abertura oficial do cortejo dos trios começará às 15h, com concentração às 12h, coroação das madrinhas e padrinho, discurso de autoridades e apresentação do DJ Prettin D’kingo no trio do GGB. Em seguida, o cortejo segue com trios elétricos levando muita música e shows.
O 22º Orgulho LGBT+ Bahia é realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com patrocínio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e InterPride.
Confira a programação:
Palco da Diversidade (Farol da Barra)
Horário: 12h
Apresentação: Michelle Lorem, Scarleth Sangalo e Lena Oxa
Performances artísticas:
Alan Lade
Dicca Rios
Divina Aloma
Fabiane Galvão
Geo Pontes
Gilvan Oliveira
Palominha Del Sarto
Tyhanka Star
Shows:
15h – Cantora A Ninfeta
16h – Grupo Samba Ohana
18h – Banda Orisun Agbárà
20h – Banda Cortejo Afro
Cortejo de trios:
Trio GGB: DJ Prettin D’kingo
Trio Léo Kret do Brasil: Selakuatro
Trio Abaci: Banda Frevância Elétrica
Trio GGL: Samba do Pretinho
Trio Torcida Tricolor: A Dama e Bonde das Maravilhas
Trio Camila Parker: DJ Koki Santos
Trio UNEB: DJs Jerônimo Sodré, Sérgio Vidal e Adriana Prates
Trio Ballroom: Cantores Igor Jean e Jhon Reis, Banda Delírio do Arrocha e DJ Chiquinho
Trio Casa de Cultura Marielle Franco Brasil: DJs Letricia, Jammil, Cozy, Cris Masca, Tia Carol, Mequetreff e Jerônimo Sodré