terça-feira, outubro 14, 2025
Banner
HomeSaúdeReconstrução complexa de via aérea pediátrica será realizada na Bahia

Reconstrução complexa de via aérea pediátrica será realizada na Bahia

Ação marca o avanço da otorrinolaringologia pediátrica no estado

Nos dias 10 e 11 de outubro, Salvador foi palco de dois momentos importantes para a otorrinolaringologia pediátrica no estado. Na última sexta-feira (10/10), às otorrinolaringologistas baianas Nayara Soares e Erica Campos, a cirurgiã torácica Maira Kalil, em parceria com a especialista paulista Rebecca Maunsell, realizaram um procedimento de reconstrução complexa de via aérea em uma criança, reforçando o avanço da medicina especializada no estado.

“É uma honra atuar ao lado de Rebecca, uma referência nacional e internacional na área e que sempre contribuiu na assistência e pesquisa da via área pediátrica. Trazê-la para Salvador e proporcionar um pouco do que ela nos ensinou, para nossos colegas baianos e pacientes, é a realização de um sonho! Esse tipo de colaboração eleva o nível da assistência que oferecemos às nossas crianças e contribui para a formação de profissionais locais”, destaca Nayara Soares.

Segundo Erica Campos, a cirurgia marcou também um importante marco técnico. “Foi a primeira vez que a técnica endoscópica para enxerto posterior foi utilizada no estado. É um método minimamente invasivo, que reduz o tempo cirúrgico, proporcionando mais segurança para os pacientes e melhores desfechos”.

No sábado (11/10), Rebecca Maunsell participou do 2º Simpósio Multidisciplinar de Via Aérea Pediátrica, promovido pelas três especialistas em conjunto com a Clínica Otorhinus, em Salvador. O evento reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir condutas, avanços e desafios no manejo das doenças da via aérea infantil.

Sobre Nayara Soares 

Otorrinolaringologista pediátrica do Hospital Português e Mater Dei, é preceptora do serviço de residência de otorrinolaringologia do HUPES/UFBA. Possui mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente e fellowship em Otorrinopediatria pela UNICAMP, instituição onde também concluiu a residência médica em Otorrinolaringologia. Integra o Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Baiana de Pediatria, além de ser membro do Comitê de Residência e Treinamento da ABORL. Mais informações: https://www.instagram.com/dranayara_otorrinoped/ 

Sobre Érica Campos

Referência em transição da voz, Érica Campos tem Fellowship em Laringologia e Otorrino Pediatria Avançada (UNICAMP), é Mestre em Neurolaringologia (UNICAMP) e tem formação complementar no Mount Sinai Hospital, em New York/USA, e no Massachusetts General Hospital & Harvard Medical School, em Massachusetts/USA. É Membro Titular da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) e Full Member da IATVS (International Association of TransVoice Surgeons). Também atua como preceptora no Serviço de Laringologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (UFBA) e Hospital Otorrinos. Mais informações: https://www.instagram.com/dra.ericacampos/  

Sobre Maíra Kalil Fernandes 

Cirurgiã torácica do Grupo Cirtórax, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e integra o comitê executivo do Chest Wall International Group. Mais informações: https://www.instagram.com/mairak.cirtorax/ 

Sobre Rebecca Maunsell

Atualmente, Dra. Rebecca Maunsell é coordenadora do Setor de Otorrinolaringologia Pediátrica e do Fellow em Otorrinolaringologia Pediátrica Avançada. Foi presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (2020–2022) e tem ampla experiência nas patologias congênitas e adquiridas da via aérea pediátrica. Também integra o Comitê Estratégico da Aerodigestive Society e da European Society of Pediatric Otolaryngology (ESPO), além de atuar no grupo multidisciplinar aerodigestivo do Hospital das Clínicas da UNICAMP.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend