Promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o evento reuniu profissionais de comunicação, pesquisadores, acadêmicos e representantes do mercado
O Centro de Convenções Salvador foi palco, na manhã desta quarta-feira, 29, do 8º Encontro Capítulo Aberje Bahia, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O evento – realizado durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), considerada um dos mais importantes do setor mineral na América Latina – reuniu profissionais de comunicação, pesquisadores, acadêmicos e representantes do mercado, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e reflexões sobre o papel estratégico da comunicação nas organizações.
A abertura foi conduzida por Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell Nordeste e diretora do Capítulo Aberje Bahia. Ela reforçou a importância de fortalecer uma agenda colaborativa e conectada à realidade do mercado local. “Este encontro da Aberje foi de extrema relevância, uma vez que pudemos reunir profissionais e instituições para fomentar uma rede de trocas e reflexões sobre a comunicação corporativa, ampliando ainda mais o diálogo coletivo e o impacto positivo da comunicação empresarial nas organizações”, afirmou.
A programação contou com duas mesas temáticas que abordaram assuntos de grande relevância para o setor. A primeira, intitulada “Construção e proteção da reputação em tempos de ESG, mídias digitais e stakeholders críticos”, teve a participação da gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, e da head de Comunicação Corporativa da mineradora Bamin, Sandra Barroca, sob mediação de Mônica Mello, gerente de Comunicação do Sistema Fieb.
Já o segundo painel, “Inovação na Comunicação: desafios e boas práticas”, contou com as contribuições do gerente de Comunicação e Sustentabilidade da PetroReconcavo, Fábio Góis, e da gerente de Comunicação Empresarial da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Luana Nunes. A mediação ficou a cargo de Jessica Miucha, CEO da Zygon Adtech and Data.
Sandra Barroca salientou que “trazer um evento da Aberje Bahia para dentro de um dos maiores eventos de mineração da América Latina é importantíssimo para ampliarmos o diálogo necessário entre o setor de mineração e a comunicação. O setor de mineração é uma área que precisa muito da comunicação para que todos os stakeholders entendam qual é o papel da mineração no país”.
Magnólia Borges completou, afirmando que “o encontro da Aberje foi uma excelente oportunidade para nós, profissionais da comunicação, conversarmos, estabelecermos um networking e trocarmos experiências sobre o mercado. Foi também um momento oportuno para a Braskem tratar da cadeia produtiva do plástico, suas utilidades e a importância do descarte adequado”.
Jéssica Miucha, que fez a mediação do painel sobre inovação e comunicação, pontuou ainda que o evento foi importante tanto para as agências de publicidade quanto para as de mídia ou adtech, como é o caso da Zygon, ao ampliar o olhar sobre o papel que exercemos como stakeholders e apoiadores da comunicação empresarial de grandes empresas e negócios. “Estamos em um evento de mineração e contamos com a participação de empresas como Bamin, Braskem, PetroReconcavo e Embasa. Então, é um ambiente de discussão extremamente qualificado”, disse.
Também presente no evento, Camila Giuliani, coordenadora de Comunicação da Novonor e da Fundação Norberto Odebrecht, pontuou que foi um momento de escuta e de encontro com outros profissionais da comunicação. “O evento é muito relevante para o estado da Bahia e para o nosso setor, pois conseguimos insights muito bons para o nosso trabalho. É um encontro que traz algo muito positivo para a comunicação empresarial, e é uma honra sempre participar”, enfatizou.
Em sua 8ª edição, o Encontro Capítulo Aberje Bahia, que contou com a presença da presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e uma das sócias da agência ATcom, Suely Temporal, consolidou-se como um espaço de diálogo, aprendizado e conexão entre profissionais da comunicação empresarial, reforçando o compromisso da entidade com a disseminação de boas práticas e com o fortalecimento do ecossistema de comunicação na Bahia.

