Segunda edição do evento reúne marcas autorais, oficinas, talks e atrações culturais de 9 a 12 de outubro no Centro Histórico de Salvador, com entrada gratuita
A capital baiana se prepara para receber a segunda edição do Mercado do Tira, evento que celebra a moda, a cultura e a experiência de lifestyle com um olhar voltado para a autenticidade. Com entrada gratuita, o evento — realizado pela Galeria Instante, das produtoras Gabriela Cruz e Lívia Falcão — acontece de quinta a domingo – 9 a 12 -, no Palacete Tira-Chapéu, convidando o público a explorar o design sofisticado em peças de moda, acessórios e decoração.
Durante quatro dias, o local se transformará em uma vitrine que conecta marcas e visitantes, propondo uma nova forma de viver o Centro Histórico e apresentando um recorte contemporâneo da cena criativa baiana e nacional.
A curadoria reúne nomes como Amará, Bee Home, Bia Machado, Cristalli Ótica, CS Joias em Crochê, Eyde Dantas, Gabriela Lisboa, Gaya Cosméticos Orgânicos, George Azevedo, Guiguirika, Inttuí, Juliana Cotias, LR Atelier, Malee, Matulão, Pythia, Santo B e Web Garden, além do Espaço Conexões com curadoria de Tânia Póvoa (com as marcas Beto Normal, Biam Dhifá, Jailson Marcos e Refazenda), e da degustação exclusiva da creatina em gumes marca GummFit, por Jimenny Mingote.
Serviço
Mercado do Tira – 2ª edição
Data: 9 a 12 de outubro de 2025
Local: Palacete Tirachapéu – Rua Chile, 1, Centro Histórico de Salvador
Horário: Quinta a sábado, das 11h às 20h; domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Programação
Quinta-feira (9), às 14h – Edição especial do projeto Elas no Palacete, com o talk “Moda e Arte se Encontram no Palacete”, conduzido por Fabíola Barros, com participação do historiador Rafael Dantas e das empresárias de moda Bia Machado e Claudia Santoro. As inscrições custam R$ 78 e podem ser feitas pelo https://linktr.ee/elasnopalacete?utm_source=linktree_profile_share<sid=dd0b4ec0-5014-4484-8384-9c4709db8dd2.
Quinta-feira (9), às 17h – talk com a psicoterapeuta holística e mentora de mulheres Ayeska Azevedo sobre trajetória profissional.
Quinta-feira (9), às 18h30 – talk com a influenciadora e comunicadora Wladia Goes sobre formação de comunidade nas redes sociais.
Sexta-feira, sábado e domingo (10 a 12), das 16h às 20h – Oficinas de pintura de taças com a Papelote. As inscrições, no valor de R$ 50, podem ser feitas pelo perfil @papelote no Instagram.
Sábado (11), às 17h – Encontro com Josy Souza, criadora da Gaya Cosméticos Orgânicos, que compartilhará experiências de viagens à Índia e conduzirá um ritual sensorial com alecrim.
Domingo (12), a partir das 10h – Lançamento do livro infantil “Rino!”, primeira obra da professora e contadora de histórias Regina Campana. Às 15h, ela ministrará uma oficina de contação de histórias, ensinando os pequenos a narrar suas próprias aventuras.
Marcas da curadoria geral
Amará
Criada por Jéssica Ribeiro, a marca baiana aposta em peças atemporais e femininas, com forte presença do feito à mão. A Amará transforma o cotidiano em moda com propósito e já levou para as passarelas desfiles-manifesto como Ode ao Artesanato Baiano.
Bee Home
Idealizada por Nanda Lebram, a Bee Home oferece curadoria de objetos para mesa posta e decoração com sofisticação acessível. A marca traduz o conceito de luxo cotidiano e integra o portfólio da Maison do Horto, onde reúne outras propostas autorais.
Bia Machado
Fundada em 2019 por Bianca Machado, a marca trabalha com ouro 18k e materiais com alma — como madeira de demolição e pedras naturais. As peças, feitas 100% à mão, combinam design contemporâneo, escultura e sensibilidade artística.
Cristalli Ótica
Referência em eyewear de luxo, a Cristalli nasceu do olhar visionário de Maiza Brito. A nova coleção reúne lentes cosméticas, acetato vibrante e hastes com toque Art Déco — joias ópticas criadas para quem faz da visão um manifesto de estilo.
CS Joias em Crochê
Assinada por Claudia Santoro, a marca apresenta a coleção Jogada de Mestre, inspirada no universo do xadrez. Joias em ouro 18k ganham tramas de crochê em peças autorais que equilibram força, estratégia e beleza artesanal.
Eyde Dantas
Com DNA afetivo e produção à mão, a marca retorna ao cenário autoral com a coleção Sabores da Bahia. As peças trazem referências sensoriais e culturais do estado, com modelagens leves e espírito criativo.
Gabriela Lisboa
As biojoias da marca são feitas com casca de piaçava e metais nobres, unindo sustentabilidade, design e cultura baiana. O processo produtivo valoriza o reaproveitamento consciente e o trabalho artesanal com identidade local.
Gaya Cosméticos Orgânicos
Criada por Josy Souza, a marca mistura influências da Índia, Amazônia e Marrocos em cosméticos naturais, sensoriais e potentes. A coleção Beleza para a Pele, Inspiração para a Alma convida ao cuidado do corpo e da energia vital.
George Azevedo
Produtor, jornalista e agente de modelos, George Azevedo atua há mais de 30 anos na moda. Durante a pandemia, passou a se dedicar à pintura, levando suas criações das telas para as roupas. Sua marca tem como essência o upcycling, transformando peças com defeitos por meio de pinturas à mão, prolongando sua vida útil e agregando sustentabilidade. Para esta edição do Mercado Tira Chapéu, apresenta clássicos das coleções Caju com Sal e Grande Hotel, com jaquetas leves, saias amplas, camisas com crochê, moletons, vestidos e peças pintadas à mão para o verão 2025/26.
Guiguirika
Marca de roupas infantis criada por Tika Marques, com foco em bordados manuais como o ponto smock. A coleção Florescer apresenta peças delicadas, coordenadas e feitas para atravessar gerações com afeto e tradição.
Inttuí
Fundada por Washington Carvalho, a Inttuí propõe alfaiataria agênero, fluida e sensorial, feita com curvas, texturas naturais e bordados intuitivos. A marca expressa identidade, espiritualidade e o vestir como experiência sensível.
Juliana Cotias
A marca aposta em um visual chique, descomplicado e com fator “uau”. Peças com babados, mangas marcantes e recortes criativos vestem mulheres contemporâneas que prezam por estilo com personalidade.
LR Atelier – Luana Rodrigues
Peças feitas à mão, com materiais garimpados ao redor do mundo, ganham forma nas criações de Luana Rodrigues. O atelier alia sofisticação e sensibilidade artística em roupas com assinatura estética autoral.
Malee
Marca fitness baiana criada por Caroline Godeiro e Priscila Velloso, com peças que unem conforto, modelagem que valoriza o corpo e estilo urbano. A coleção Essence é feita para acompanhar o movimento dentro e fora da academia.
Matulão
Criada por Leo Moreira, a marca desenvolve bolsas estruturadas em couro e madeira inspiradas nos matulões dos retirantes nordestinos. Em Salvador, as peças podem ser encontradas sob curadoria de Claudia Santoro.
Pythia
Com foco no upcycling, a marca transforma sedas vintage indianas em peças únicas — como kimonos, vestidos e conjuntos. A estética é fluida, feminina e atemporal, com compromisso com a sustentabilidade e o design consciente.
Santo B
Criada por Márcia Carvalho, arquiteta de Salvador, a Santo B produz acessórios feitos com tela industrial reaproveitada. As bolsas e utilitários unem cor, praticidade e proposta sustentável com design leve e urbano.
Web Garden
Assinada por Maria Eugênia West, a marca apresenta arranjos florais feitos à mão com estética botânica autoral. Cada peça é pensada como obra única — e o preview da coleção de Natal chega ao Mercado do Tira com exclusividade.
Espaço Conexões – Curadoria de Tânia Póvoa
Refazenda
Fundada por Magna Coeli, a marca pernambucana é pioneira em moda circular no Brasil. Desde 1990, produz peças com matéria-prima reaproveitada, fortalecendo artesãos locais e criando roupas com valor cultural, propósito e responsabilidade ambiental.
Jailson Marcos
Designer autodidata de Pernambuco, começou fazendo cintos e bolsas até encontrar sua expressão nos sapatos artesanais. Unindo tradição e inovação, cria calçados com materiais reaproveitados e estética autoral — já desfilou no SPFW ao lado de Ronaldo Fraga.
Biam Dhifá
Artista visual, designer de moda e pesquisador, Biam cria roupas que transitam entre arte, memória e sustentabilidade. Natural de São Lourenço da Mata (PE), aprendeu a costurar no ateliê da mãe e traduz afetos e ancestralidade em modelagens expressivas.
Beto Normal
Estilista e figurinista do Agreste de Pernambuco, trabalha com retalhos industriais e resíduos têxteis para criar peças únicas. Sua moda autoral já ocupou ruas e praças do Recife com desfiles performáticos que unem crítica social, arte e espiritualidade.
GummFit
A GummFit é uma marca que une bem-estar, energia e estilo de vida saudável. Suas ações e produtos têm como objetivo incentivar pessoas a se movimentarem com leveza e prazer cuidando do corpo e da mente de forma divertida e acessível. Além da desfrutação, a marca vai apresentar seus produtos e gerar uma experiência interativa com o público.