A modelo brasileira Maria Klaumann volta a ser destaque internacional ao estampar a nova capa da Perfect Magazine. A edição foi inteiramente produzida por mulheres — da produção e maquiagem à fotografia da artista plástica Scarlett Carlos Clarke, conhecida por incorporar linguagem cinematográfica em suas imagens. “É possível identificar uma dinâmica diferente nessa sessão. A potência feminina é visível”, afirma Katie Grand, estilista britânica e fundadora da publicação.
Grand, considerada uma das vozes mais influentes da moda mundial, vê no trabalho de Maria uma versatilidade rara. “Das três capas que fizemos com ela, além do evento na Fashion Week, é difícil imaginar que se trata da mesma modelo”, ressalta. A estilista também recorda colaborações com ícones como Gisele Bündchen, Raquel Zimmermann, Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Isabeli Fontana, Izabel Goulart e Ana Beatriz, mas destaca que a experiência com Klaumann foi a “melhor” até agora.
O lançamento ocorre em um momento em que o mercado internacional da moda enfrenta um período de apatia criativa. “Falta inovação real. O mercado está apático em relação às questões que marcam a nossa época”, disse Grand, ao comentar o cenário. Segundo o relatório The State of Fashion 2025 (BoF e McKinsey), a indústria deve fechar o ano com crescimento abaixo de 3%. Para a estilista, novas formas de criação são o caminho para superar essa estagnação.