quinta-feira, outubro 16, 2025
Banner
HomeMundoLivro infantil sobre bonecas negras será lançado durante o Julho das Pretas,...

Livro infantil sobre bonecas negras será lançado durante o Julho das Pretas, no Recife

Escrito pela poetisa recifense, Odailta Alves e ilustrado por Whittney de Araújo, o livro  “As Bonecas de Nyashia”será divulgado e entregue, gratuitamente, nesta sexta-feira (11/7), às 10h, para os alunos da Escola Municipal Professor José Soares da Silva, bairro de Nova Descoberta, Zona Norte da cidade

Nesta sexta-feira (11/7), o bairro de Nova Descoberta, no Recife, será cenário de uma história sobre identidade e pertencimento. É lá, na Escola Municipal Professor José Soares da Silva, que a escritora pernambucana Odailta Alves apresenta Nyashia, livro infantil que celebra a representatividade negra nas brincadeiras e integra a programação do Julho das Pretas. O encontro com os estudantes começa às 10h.

Além de conhecerem a história, cada estudante do ensino fundamental da escola vai receber um exemplar do livro, em uma ação que reforça o direito de toda criança se ver representada nas páginas que lê e nos brinquedos com que brinca. A obra será lançada pelo selo da Mirada. 

Durante o encontro, Odailta fará um bate-papo com os alunos, convidando-os a refletirem sobre preconceito e a importância da autoestima. O momento busca fortalecer, principalmente, as meninas negras da periferia, ajudando-as a reconhecerem sua beleza e identidade.

“Eu queria que Nyashia fosse um espelho. Que crianças negras se vissem nela e que crianças não negras também aprendessem a olhar com respeito, afeto e empatia”, explica a autora. Mulher negra e lésbica, Odailta é escritora independente, com oito livros publicados entre poemas e contos, doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e ativista dos Direitos Humanos, com foco em práticas antirracistas. Ela já trabalhou com educação infantil e confessa que ama contar histórias e recitar poemas para crianças.

O livro, que levou dois anos para ser criado, tem 12 páginas no formato 21×28 cm, pensado para facilitar o manuseio pelas mãos pequenas do público infantil. A publicação também conta com uma versão em audiobook, narrada pela própria autora, ampliando o acesso para pessoas com deficiência visual e valorizando a oralidade, tão presente nas tradições afro-brasileiras.

As ilustrações são assinadas por Whittney de Araújo, artista negra e jovem do Recife com trajetória internacional. Em 2023, ela foi premiada no Latin American Contemporary Art Award, em Buenos Aires, e participou de exposições como Afro Visual Art Now (Lisboa), Bienal Negra de Arte Visual (SP) e Mulheres que Pintam o Mundo (RJ). Com tinta a óleo e traços delicados, Whittney cria imagens marcadas pela ancestralidade afroindígena, memória oral e arte política. Em Nyashia, suas ilustrações dão vida às emoções da protagonista e ajudam a transformar cada página em um convite ao pertencimento.

Na narrativa, a pequena Nyashia percebe, ao abrir seus presentes de aniversário, que todas as bonecas são brancas. Nenhuma tem a pele, o cabelo ou os traços como os dela. A tristeza dá lugar a um gesto transformador: a menina e sua família decidem presentear amigos com bonecos e bonecas negros, levando mais diversidade para as brincadeiras da escola.

Realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura do Recife, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura, o livro reafirma a importância de políticas públicas voltadas à cultura, à infância e ao combate ao racismo.

Até o fim de agosto deste ano, estão programadas, ainda, a distribuição, gratuita, dos exemplares para outros estudantes de escolas públicas municipais da capital pernambucana e bibliotecas comunitárias. 

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

  1. Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura, ao incentivar nossas raízes, vai abrindo uma mentalidade, uma certeza, que educar é fundamental em todos os campos sociais.
    Nos anos 70 ganhei uma “boneca negra”! Fenomenal! Amei.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend