Primeira edição do projeto “Conversa que Educa” reuniu especialistas e promoveu diálogo aberto sobre os desafios da infância e adolescência
A Land School Pituba deu início à sua nova série de encontros formativos com o evento “Conversa que Educa”, que teve como convidado especial o ensaísta e apresentador do GNT Francisco Bosco, na última quinta-feira (31). Com o tema “Da Infância à Adolescência: como preparar os filhos para a vida em meio às transformações físicas, mentais e emocionais”, o bate-papo foi voltado à comunidade escolar e ao público externo, promovendo reflexões sobre os desafios da parentalidade contemporânea.
O encontro teve dois momentos, pela manhã e à noite, e reuniu, além de Bosco, especialistas em saúde mental, desenvolvimento emocional e endocrinologia pediátrica. A proposta da iniciativa é fortalecer os vínculos entre escolas, famílias e profissionais, oferecendo um espaço seguro e plural de escuta e troca de experiências.
Durante o evento, Francisco Bosco — pai de três filhos e autor de “Orfeu de bicicleta: um pai no século XXI” — abordou o desafio de compreender o lugar do adolescente no mundo contemporâneo: “O adolescente já não consegue mais entregar o que se espera de uma criança, mas ainda não é capaz de entregar o que seria necessário para ser reconhecido pela comunidade dos adultos e, ainda assim, esperamos que ele não se aborreça com isso”, provocou. A partir dessa reflexão, defendeu que a palavra-chave para lidar com essa fase é o vínculo: “A experiência parental precisa encontrar um equilíbrio entre as necessidades dos filhos e a autonomia dos adultos, com responsabilidade, escuta e presença, sem culpas, mas sem negligência”.
Durante o turno da manhã, participaram do debate Roberta Nunes, educadora parental e coordenadora do Ensino Fundamental I da Gurilândia Federação, e Keila Parente, psicóloga especializada em desenvolvimento infantojuvenil. À noite, o foco recaiu sobre a saúde emocional e física dos jovens, com as contribuições da psicóloga Fernanda Landeiro, doutora em Ciências da Saúde pela UFBA, e da endocrinologista pediátrica Caroline Kupsch. As sessões foram mediadas pelas jornalistas Yula Braga (Record Bahia) e Gabi Monteiro (BandNews FM Salvador e Rádio Caraíva).
Para David Figueroa, diretor da Land School Pituba, o evento inaugura um novo espaço de diálogo com as famílias: “A transição da infância para a adolescência traz desafios reais para quem educa. Promover esse tipo de conversa é parte do nosso compromisso com uma formação que considera também o contexto emocional e social dos nossos alunos”.
Com produção da Licia Fabio Produções, o evento reforça o compromisso da Land School em contribuir para uma educação integral, que considera o contexto familiar, os desafios do mundo contemporâneo e o papel da escola como agente de transformação social.