quinta-feira, setembro 11, 2025
Banner
HomeTurismoFestival Tramas Negras vai realizar oficinas para estudantes da rede pública de...

Festival Tramas Negras vai realizar oficinas para estudantes da rede pública de Pernambuco

Entre os dias 15 e 18 de setembro, dançarinos e musicistas chegam em três cidades para trocar conhecimentos sobre arte, história e negritude com crianças e adolescentes

O Festival Tramas Negras chega a sua 2ª edição em setembro de 2025 com objetivo principal de afirmar o protagonismo das heranças africanas no Brasil como potência para diversas expressões e manifestações. A programação é vocacionada para a dança mas abraça também outras linguagens artísticas. Como parte da programação preparatória do festival, serão realizadas oficinas e apresentações em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata entre os próximos dias 15 e 18 de setembro. 

As atividades, gratuitas, têm o objetivo de aproximar crianças e adolescentes das tradições de Pernambuco, por meio da música, da dança e da ancestralidade, colaborando com abordagem positiva da história e culturas indígena, africana, afro-brasileira de acordo com as leis 10.639/03 e 11.645/08. “Nós vamos abrir reflexões antirracistas importantes para toda sociedade, em aspectos culturais, éticos e poéticos. Entretanto, agir na escola pública valoriza a educação como o grande projeto de transformação social”, afirmou Ivana Motta, responsável pela iniciativa.

Na segunda-feira (15), a Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, em São Lourenço da Mata, vai receber a musicista Kelly Rabequeira (de Aliança) para a realização da oficina “A rabeca vai pra escola”, compartilhando as suas experiências com o instrumento. No dia seguinte (16), será a vez da Escola Oscar Carneiro, em Camaragibe, ser o palco do Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo (de Olinda), que vai celebrar os seus 40 anos de resistência. 

Na quarta-feira (17), o educador social e professor de danças populares, Mestre Tonho das Olindas vai levar a oficina “O frevo é negro” para a Escola Oscar Carneiro, localizada em Camaragibe. Por fim, na quinta-feira (18), o Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo vai aterrissar na Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, em São Lourenço da Mata.

O Festival Tramas Negras é realizado pela Okutá Produções e apoiado pela Gira Articulações. O incentivo é da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura/Estado de Pernambuco (PNAB-PE). A programação acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro. Mais informações: Instagram @tramasnegras. 

Confira o cronograma do Pré-Festival:

15/09 (segunda-feira)

  • Oficina: “A rabeca vai pra escola”
    • Ministrante: Kelly Rabequeira (Aliança-PE)
    • Local: Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes (São Lourenço da Mata)

16/09 (terça-feira)

  • Apresentação: Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo (Olinda-PE)
    • Local: Escola Oscar Carneiro (Camaragibe)

17/09 (quarta-feira)

  • Oficina: “O frevo é negro”
    • Ministrante: Tonho das Olinda (PE)
    • Local: Escola Oscar Carneiro (Camaragibe)

18/09 (quinta-feira)

  • Apresentação: Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo (Olinda-PE)
    • Local: Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes (São Lourenço da Mata)
RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend