sexta-feira, agosto 29, 2025
spot_img
HomeBahiaFestival A Feira confirma duas edições em Salvador e conta com show...

Festival A Feira confirma duas edições em Salvador e conta com show inédito e gratuito de Mãeana & ManaFlor

O Festival A Feira, que comemora os 10 anos da Feira da Cidade, confirmou duas edições especiais em Salvador. Aberto ao público, os eventos na capital baiana acontecem em dois finais de semana: nos dias 30 e 31 de agosto, no Canteiro Central do Imbuí, e nos dias 6 e 7 de setembro, no Canteiro Central da Avenida Centenário, na Barra. 

Entre os destaques da programação está Mãeana & ManaFlor. O show será inédito na cidade e celebra a potência feminina na música. O encontro será no dia 6 de setembro, e mistura forró, MPB e o estilo batizado de “pisa nova” – uma versão pé de serra moderna, com arranjos inéditos para sucessos de artistas como João Gomes, Luiz Gonzaga, Rita Lee e clássicos brasileiros. 

O horário do show e a programação completa das edições do Festival A Feira em Salvador serão divulgados no Instagram @a_feira

O Festival A Feira tem patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Festival celebra 10 anos com 200 horas de programação gratuita

Primeira feira de Economia Criativa de rua da Bahia, “A Feira” consolidou-se como um espaço de conexão entre arte, gastronomia, música e economia criativa. A edição especial de 10 anos iniciou sua jornada itinerante em maio, passando por cidades baianas como Mucuri, Eunápolis, Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro. Até o encerramento, o festival deve passar ainda por Feira de Santana, Camaçari e Jequié, em datas a serem confirmadas.

Ao todo, o projeto terá realizado dez edições em nove cidades, totalizando mais de 200 horas de programação gratuita, inclusiva e sustentável, com shows, oficinas, experiências gastronômicas e intervenções artísticas.

Segundo a idealizadora e coordenadora Carla Maciel, o projeto vai além de um evento cultural: “O Festival A Feira celebra a consistência de um projeto pioneiro que se mantém permanente e estruturante, sendo palco ativo e contínuo para a Economia Criativa florescer a cada dia e em suas mais diversas linguagens.  Lançamos negócios, revelamos artistas, ativamos territórios e conectamos pessoas. A Feira deu o primeiro palco para grandes nomes da gastronomia, da arte e do empreendedorismo criativo, seguindo potente e atual”.

A proposta multilinguagem de “A Feira” também prioriza ações sustentáveis: uso de sacolas de papel, copos reutilizáveis, oficinas de compostagem, plantio de mudas nativas e ecobags com design local fazem parte da experiência. 

Berço de talentos e revoluções criativas

A história de “A Feira” é marcada por impulsionar carreiras e negócios que se tornaram referência na Bahia e no Brasil. O Grupo Origem, fundado por Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, iniciou com um stand na feira e hoje comanda sete restaurantes premiados, além do Instituto Ori, que transformou a gastronomia identitária baiana.

Outros nomes que surgiram ou se fortaleceram a partir da Feira incluem: Fred Teixeira, da queijaria “Oxe é de Minas”; Juli Allegro, referência em cafés artesanais com o “Latitude 13”; Rafael Zacarias, fundador da Bravo Hamburgueria; Leo Torres, criador da BVegan, primeira hamburgueria vegana da Bahia; e Laila com a “DCor”, empresa especializada e pioneira na cenografia sustentável e criativa em eventos. 

Com uma década de atuação, o projeto já soma 300 edições, 3 mil atrações musicais, 20 mil horas de programação e mais de 1 milhão de visitantes. Nomes como BaianaSystem, Mariana Aydar, Armandinho, Targino Gondim, Moraes Moreira, Otto, Larissa Luz, Lazzo, Gerônimo e Cortejo Afro já passaram pelos palcos da Feira.

Bahiagás

O projeto Festival A Feira 10 anos foi escolhido para integrar a celebração dos 30 anos da Bahiagás com uma entrega vasta de programação cultural e diversa que abrange múltiplas linguagens da cultura. Além da distribuição do gás natural, a Bahiagás também é destaque como grande patrocinadora de iniciativas socioculturais, artísticas e esportivas. Só no ano de 2024, foram mais de R$ 14 milhões destinados em projetos. Em 2025, cerca de R$ 7 milhões foram investidos no Carnaval da Bahia, sendo patrocinadora há mais de 15 anos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar. “A Feira releva a Bahia, potencializa talentos e oportunidades para as pessoas viverem dos seus trabalhos e sonhos e a escolha da rota do Festival está alinhada com os municípios de sustentabilidade que vem sendo traçada pela Bahiagás no estado já atendidas pela Companhia e outras que fazem parte da expansão da Bahiagás, hoje, responsável pela distribuição do gás natural, que tem menos emissão de CO2 e de partículas poluentes. 

Cinco dos municípios contemplados pelo Festival fazem parte do Projeto Gás Sudoeste – maior duto de distribuição de gás natural em construção no país: O Projeto Gás Sudoeste, com 306 km, interligando 12 cidades da Bahia, entre Itagibá e Brumado.

Com 30 anos, a Bahiagás é a segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A empresa conta com mais de 90 mil clientes, mais de 1.300 km de gasodutos espalhados em mais de 20 municípios baianos.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend