sábado, outubro 18, 2025
Banner
HomeMundoBrasil reivindica ilha submersa no Atlântico do tamanho da Espanha rica em...

Brasil reivindica ilha submersa no Atlântico do tamanho da Espanha rica em ‘minerais do futuro’; entenda

Formação geológica conhecida como Elevação do Rio Grande está a 1.200 km da costa do RS e contém minerais conhecidos como ‘terras raras’; cobiçados no mundo todo. Estudos comprovam que o local um dia foi uma ilha vulcânica tropical.

Uma ilha submersa no Oceano Atlântico do tamanho da Espanha é reivindicada pelo Brasil desde 2018 junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Conhecida como Elevação do Rio Grande, a ilha está a 5 mil metros de profundidade e a cerca de 1.200 km da costa do Rio Grande do Sul. A formação pode um dia ter sido parte do território que hoje é o Brasil.

Evidências científicas mostram que o solo, antes de submergir, era idêntico ao do interior de São Paulo. A reivindicação é feita com base na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que permite aos países ampliar sua plataforma continental, desde que comprovem essa continuidade geológica. 

studos feitos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) indicam que a ilha de 500 mil km² contém “terras raras” (minerais ‘do futuro’, considerados estratégicos para a transição energética), além de basalto (rocha vulcânica) e camadas de argila vermelha — que comprovam que o local já foi uma ilha vulcânica tropical.

“São minerais que ocorrem na natureza. Ou o país tem reserva ou não tem, não tem como criar uma indústria de minerais. E o Brasil tem muito desta riqueza. O que encontramos é uma concentração anômala de minerais na Elevação Rio Grande”, explica a pesquisadora Carina Ulsen, da USP.

“Nosso trabalho não é advogar a favor da mineração submarina, mas estudar a região e entender o que temos lá embaixo do ponto de vista mineral, animal e vegetal”, diz Carine.

O Brasil tem a segunda maior reserva de “terras raras” do mundo, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). Contudo, ainda não domina plenamente a tecnologia de beneficiamento e transformação industrial desses minerais.

Na prática, isso significa que o país ainda exporta, em boa parte, os minerais como commodities brutas, sem agregar valor.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend