Um dos maiores destaques do paisagismo no país, Alex Sá Gomes cumpriu, em setembro, uma agenda cheia. No início do mês, encerrou sua participação na CASACOR deste ano, onde montou, em 600m2, o Jardim das Árvores. O espaço, composto por árvores e plantas nativas, foi um dos destaques da edição 2025 do evento. Ponto central no Colégio Nossa Senhora das Mercês, o local contou com dez caminhões para levar as mudas durante a montagem, além de ser o cenário para a escultura “A mão”, de Bel Borba.
Em seguida, emendou a mostra Casas Conceito, onde concebeu o paisagismo dos espaços de Flavio Moura, Rogério Menezes, Lais Galvão, Júlia Leal, Fabiane Lessa, Adelia Estevez, Nathália Velame e Eliane Kruschewsky.
Assim, com uma experiência de mais de 35 anos no mercado, ele faz uma reflexão sobre a presença e importância dos projetos de paisagismo nos ambientes de mostras de arquitetura e decoração.
“O paisagismo se tornou um complemento fundamental da arquitetura. Está presente nas fachadas dos prédios, nos muros verdes e dentro das casas e dos apartamentos. Impossível não estar presente também nas diversas mostras de arquitetura que acontecem em todos os estados do Brasil. Por isso, nós apoiamos sempre todos os profissionais que nos procuram”, frisa Alex.
Além disso, ele ressalta o desejo de que o número de profissionais da área paisagística aumente nas mostras, já que os ambientes, ao serem ornados com plantas e árvores, tornam-se sustentáveis, ecológicos e ainda mais belos.
Fotos de Alex Sá Gomes: divulgação