quinta-feira, fevereiro 5, 2026
Banner
HomeSaúdeDia Nacional da Mamografia: exame tem papel central no diagnóstico precoce do...

Dia Nacional da Mamografia: exame tem papel central no diagnóstico precoce do câncer de mama  

Avaliações periódicas permitem identificar alterações ainda assintomáticas  

No Dia Nacional da Mamografia, celebrado nesta quinta-feira, 5, o exame ganha destaque como a principal ferramenta para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que permanece como a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Excluídos os tumores de pele não melanoma, a doença é a mais incidente no público feminino em todas as regiões do país, com estimativa de mais de 73 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).  

De acordo com Nara Fabiana da Cunha, médica radiologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, a mamografia é considerada o padrão ouro no rastreamento da neoplasia mamária em todo o mundo. “Muitas lesões precursoras do câncer de mama só são visíveis na mamografia. É o caso de alterações muito iniciais, como algumas calcificações, que não aparecem em outros métodos e não são perceptíveis no exame físico”, explica.  

A especialista destaca que a identificação da doença em fases iniciais é decisiva para aumentar as chances de tratamento menos invasivo e de cura. “Grande parte dos cânceres de mama em estágio inicial é assintomática; ou seja, a mulher não sente dor, não percebe nódulos nem alterações visíveis. Por isso, mesmo sem sinais aparentes, é preciso manter os exames de imagem em dia”, afirma a médica. 

Em 2025, o Ministério da Saúde passou a ampliar o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), indicando a realização a partir dos 40 anos. A mudança alinha as diretrizes do SUS às recomendações já defendidas pelas sociedades médicas, que indicam essa faixa etária como ideal para o início do rastreamento.    

Embora a mamografia seja o exame principal, Nara Fabiana explica que, em alguns casos, outros métodos podem ser utilizados de forma complementar. “Em pacientes com mamas densas, por exemplo, pode haver limitação na visualização de algumas alterações. Nesses casos, procedimentos como a ultrassonografia, a tomossíntese ou a ressonância magnética ajudam a completar a avaliação, sempre de acordo com a indicação médica”, pontua.  

A radiologista também chama atenção aos sinais que exigem avaliação imediata: “Nódulos palpáveis, retrações da pele, mudanças na coloração da mama, coceira persistente no mamilo ou presença de tumoração na axila são sinais de alerta. Diante de qualquer alteração, a orientação é procurar o médico o quanto antes, sem esperar o próximo exame de rotina”.

Grupo Sabin

Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 362 unidades distribuídas de norte a sul do país.    

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.      

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Em Desacelerar também é cuidado
Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend