A partir da segunda quinzena de março, crianças de seis meses a menores de 6 anos na Bahia serão incluídas no calendário nacional de vacinação contra a gripe. A medida expande o acesso à vacina contra a influenza, que estará disponível em todas as salas de vacina do estado e do país, de forma permanente, e não mais apenas em campanhas sazonais. No ano passado, 380,9 mil crianças foram vacinadas contra a gripe na Bahia.
Além das crianças, a vacina contra a influenza será ofertada a outros grupos prioritários, como gestantes e idosos a partir de 60 anos. Outros públicos, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, continuarão a receber o imunizante por meio de estratégias específicas.
Entre as novidades do calendário vacinal deste ano, destaca-se a ampliação do período para a aplicação da vacina contra o rotavírus. A primeira dose, indicada aos dois meses de idade, poderá ser administrada até os 11 meses e 29 dias, enquanto a segunda dose, recomendada aos quatro meses, deverá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias. Além disso, o esquema vacinal e o reforço contra a poliomielite sofreram alteração: a vacina oral será substituída pela vacina inativada (VIP), que é aplicada por meio de injeção.