Com a presença de autoridades e representantes do setor, a edição 2025 do Seminário Imobiliário foi realizada nesta quinta (11) e sexta-feira (12), no SENAI CIMATEC, em Salvador. Promovido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA), o encontro se consolidou como um dos mais importantes do segmento no estado e reuniu cerca de mil participantes de ao menos 18 estados brasileiros.
A solenidade de abertura contou com a presença de João Teodoro da Silva, presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci); Nilson Araújo, presidente do Creci-BA; e José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP. O painel inaugural, conduzido por Flávia Tissot, abordou como dados e inovação moldam o futuro do mercado imobiliário, com a participação de lideranças como Marcos Melo (Ademi-BA), Alexandre Landim (Sinduscon-BA), Kelsor Fernandes (Secovi/Fecomércio), além da professora Luciana Buck (Prefeitura de Salvador) e da secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira.
“Este seminário mostra que estamos mais coesos e organizados como categoria. É uma alegria oferecer uma programação atual e necessária para os profissionais e para a sociedade. Tivemos o presidente do Conselho Federal, o presidente do Creci de São Paulo, presidentes de outras regionais. Tivemos participantes de mais de 18 estados. Estamos surpreendidos com o resultado, com o êxito deste evento”, destacou Nilson Araújo.
A cerimônia também teve a execução dos hinos do Brasil e da Bahia pelo grupo sociocultural Quabales, do Nordeste de Amaralina, acompanhado pela cantora Ana Sales. O primeiro dia foi encerrado com um coquetel de boas-vindas.
Com o tema “Tecnologia Impacta. Conhecimento Transforma.”, a programação seguiu nesta sexta (12). Pela manhã, o público acompanhou palestras e painéis sobre financiamento imobiliário, com o especialista em crédito Murilo Arjona; a influência da Geração Z no setor, com Carlos Bomfim; e estratégias de vendas e relacionamento, com a advogada e corretora Manuela Vilar.
No turno da tarde, os debates trouxeram reflexões sobre experiências do mercado americano aplicadas ao Brasil, com a especialista em marketing Priscila Triska e a líder empresarial Ana Gazarra; o impacto da inteligência artificial, com o influenciador do setor Jota Baptista; e tokenização imobiliária, com Andreas Blazoudakis, tecnólogo com mais de 25 anos de trajetória na criação de soluções para a internet móvel, como Movile e iFood. O encerramento foi marcado por apresentações humorísticas de Jarbas Oliver, Thais Laila e Igor Epifânio.
Criado em 1962, o Creci é uma autarquia federal responsável por fiscalizar, registrar e orientar os corretores de imóveis em todo o país, garantindo práticas regulares e fortalecendo a atuação ética da categoria.