segunda-feira, fevereiro 9, 2026
Banner
HomeSaúdeSanta Casa da Bahia investe na GRCtech para impulsionar mudança cultural na...

Santa Casa da Bahia investe na GRCtech para impulsionar mudança cultural na gestão de riscos, compliance e projetos

Projeto impacta diretamente parcela significativa dos mais de 6 mil colaboradores da instituição 

A Santa Casa da Bahia, uma das mais tradicionais instituições filantrópicas de saúde do país, está em processo de implantação da solução GRCtech, plataforma integrada de Governança, Riscos e Compliance desenvolvida pela SinapseTech. Mais do que a adoção de uma nova tecnologia, o projeto marca um movimento estratégico de transformação cultural na instituição, com impacto direto em cerca de 6 mil colaboradores. A implantação, que começou no primeiro semestre de 2025, prevê 01 mil usuários ativos na plataforma até 2027.

Após avaliar que o modelo anterior de apoio à Unidade GRC não acompanhava a evolução e a complexidade de sua operação, a Santa Casa buscou uma alternativa que unisse robustez técnica e proximidade estratégica. Nesse cenário, a SinapseTech se destacou por oferecer uma abordagem integrada e uma visão de parceria plenamente alinhada aos novos desafios da Instituição. 

“A plataforma não é um fim em si mesma, ela é um meio para apoiar a mudança deseja na  cultura da Instituição”, afirma José Renato Mendonça, Gestor Da Unidade de Governança, Riscos e Compliance na Santa Casa da Bahia. Segundo ele, um dos principais diferenciais do projeto é a proximidade entre cliente e fornecedor. “Uma das premissas para dar certo é ter um parceiro do outro lado. Não é apenas colocar um sistema para rodar, mas estar próximo, orientar e facilitar o processo de aculturamento”, pondera.

A implantação da GRCtech tem contribuído para reduzir riscos associados à inconformidade, ampliar a capacidade de gestão de riscos e aumentar a interação entre áreas e pessoas. Processos que antes eram conduzidos de forma descentralizada, muitas vezes em planilhas, estão sendo gradualmente integrados à plataforma, promovendo mais controle, transparência e visão sistêmica.

“Antes, nunca tivemos uma visão integrada dos projetos. Hoje, a GRCtech centraliza informações de mais de 40 projetos estratégicos em curso na organização, incluindo o complexo processo de troca do ERP institucional, previsto para ser concluído até meados de 2027”, destaca Mendonça. “Estamos mudando a cultura de gestão de projetos”, completa.

Este é um ponto nevrálgico da implantação da GRCtech, de acordo com Reginaldo Back, CEO da SinapseTech. “Nós trabalhamos lado a lado com os nossos clientes para promover a eficiência dentro das organizações. Esse é um processo delicado e, por vezes, demorado, mas fundamental para a segurança e a governança das empresas. Com a tecnologia e a expertise da nossa equipe, contribuímos diretamente para que as melhorias sejam alcançadas”, explica.

A transformação, no entanto, vai além da tecnologia. Em uma instituição sem donos, com dirigentes que se alternam a cada três anos e sustentada majoritariamente pelo desempenho das suas próprias operações e por doações, como é o caso da Santa Casa da Bahia, garantir continuidade e maturidade em governança é um desafio permanente. Nesse contexto, educação e treinamento têm papel central. “Uma organização se transforma a partir de educação e capacitação. Isso resulta no fortalecimento da governança”, reforça Mendonça.

Letícia Ramos Marinho, DPO da Santa Casa da Bahia, participa ativamente do projeto, contribuindo para alinhar a solução GRCtech às exigências atuais de proteção de dados e segurança da informação, aspectos críticos para uma instituição de saúde. O monitoramento contínuo, a padronização de processos e a capacidade de antecipar riscos são vistos como pilares para sustentar o crescimento e a complexidade da operação. “O ponto central é o aculturamento para mudar comportamento. É um tema que precisa estar na pauta diariamente”, afirma. 

Ao integrar tecnologia de ponta, frameworks reconhecidos mundialmente e uma atuação próxima ao cliente, a SinapseTech vem auxiliando a Santa Casa da Bahia como um instrumento estratégico para mitigar riscos a níveis aceitáveis, fortalecer a governança e viabilizar uma mudança cultural sustentável.

“Estamos contentes com o que se alcançou até agora e acreditamos que poderemos fazer muito mais juntos ainda”, comemora Back.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Em Desacelerar também é cuidado
Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend