sexta-feira, setembro 12, 2025
Banner
HomeSaúdeRinite e sinusite: quais os efeitos na voz e como evitar os...

Rinite e sinusite: quais os efeitos na voz e como evitar os sintomas?

A otorrinolaringologista e especialista em laringologia Érica Campos faz recomendações sobre o cuidado com a voz em casos de inflamações

Você sabia que alergias podem estar por trás de alterações na voz? Isso mesmo. Condições como rinite, sinusite e outros tipos de alergia podem provocar inflamações e ressecamento nas vias aéreas, além de aumentar o esforço vocal. O resultado muitas vezes aparece na forma de rouquidão, cansaço ao falar e até dificuldade para manter a qualidade da voz ao longo do dia.

“A rinite é uma inflamação na mucosa das cavidades nasais, que pode ser aguda ou crônica e afeta cerca de 25% da população. Suas principais causas são alergias e viroses. Os sintomas mais comuns incluem obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Já a sinusite é a inflamação na mucosa das cavidades paranasais. Quando aguda, pode ter origem viral ou bacteriana. A dor na região frontal da cabeça é a queixa mais frequente, podendo vir acompanhada de secreção nasal, obstrução, diminuição do olfato, tosse, febre e mal-estar”, explica a otorrinolaringologista e especialista em laringologia Érica Campos.

Mas afinal, por que rinite e sinusite podem alterar a voz? A explicação é simples: “Isso ocorre porque as inflamações podem levar a um edema da corda vocal porque nossa via aérea é única. Então, quando estamos gripados, resfriados ou com crises alérgicas, é possível que haja mudança na voz”, pontua Érica Campos.

Para proteger a voz durante esses quadros e evitar os sintomas mais graves, a médica dá dicas importantes: “É essencial que os pacientes estejam bem hidratados e que evitem forçar a voz. Também é recomendado uma consulta com um especialista para controlar as alergias, além de um acompanhamento médico regular”, pontua.

Sobre Érica Campos

Referência em transição da voz, Érica Campos tem Fellowship em Laringologia e Otorrino Pediatria Avançada (UNICAMP), é Mestre em Neurolaringologia (UNICAMP) e tem formação complementar no Mount Sinai Hospital, em New York/USA, e no Massachusetts General Hospital & Harvard Medical School, em Massachusetts/USA. É Membro Titular da ABORL- CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) e Full Member da IATVS (International Association of TransVoice Surgeons). Também atua como preceptora no Serviço de Laringologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (UFBA) e Hospital Otorrinos. 

Mais informações: https://www.instagram.com/dra.ericacampos

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend