sábado, agosto 2, 2025
spot_img
HomeEntretenimentoMuseu oferece capacitação gratuita para fazedores de cultura no Agreste de Pernambuco

Museu oferece capacitação gratuita para fazedores de cultura no Agreste de Pernambuco

Iniciativa promove capacitação em gestão, marketing, acessibilidade e educação patrimonial, com inscrições até este domingo (27/7)

Por 12 meses, o Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos, também reconhecido como Ponto de Cultura, encravado no Agreste pernambucano, deixará de ser apenas guardião de memórias e se tornará também uma escola para quem cria, produz e transforma a cultura local. A partir de agosto, o espaço passa a sediar quatro cursos gratuitos voltados para artistas, produtores e gestores culturais, dentro de um projeto aprovado pelo Edital Pontos de Cultura – PNAB PE (Política Nacional Aldir Blanc do Estado de Pernambuco).

Com 60 vagas por curso, e cotas reservadas para pessoas negras, com deficiência, idosos e gestantes, a formação será realizada sempre aos sábados, das 9h às 16h, na sede do Museu. As inscrições estão abertas até (27/7) e devem ser feitas por meio de formulário online, disponível no Instagram oficial do espaço.

Os cursos abrangem uma carga horária que varia de 24 a 96 horas e incluem distribuição de material didático e recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e rampas de acesso. As temáticas ofertadas são: elaboração de projetos culturais, acessibilidade para projetos culturais, educação patrimonial e marketing para artistas e bandas independentes.

A iniciativa, inédita na cidade de Lajedo, surge como resposta a uma demanda histórica: a falta de formação técnica e estratégica que permita aos fazedores de cultura consolidarem suas trajetórias em um cenário muitas vezes marcado pela informalidade e pela ausência de políticas estruturantes.

“Queremos oferecer ferramentas para que os artistas da região possam dar novos passos, com mais autonomia e capacidade de se conectar a editais e redes culturais em todo o país”, explica Douglas Cavalcanti, coordenador pedagógico do projeto e responsável por ministrar dois dos cursos.

Além de Cavalcanti, o time de ministrantes inclui Paulo Henrique Dias dos Santos, guia do Museu e responsável pelo curso de Educação Patrimonial, e Afonso Santti, que irá conduzir o módulo sobre marketing. O projeto tem a assessoria de imprensa do jornalista Salatiel Cícero. 

Mais do que capacitar, o projeto pretende provocar uma reflexão sobre o papel da cultura na transformação social. Para os organizadores, a iniciativa reafirma o potencial dos territórios do interior como centros de criação e inovação cultural, mesmo diante de desafios como a distância dos grandes centros e a falta de financiamento contínuo.

“É sobre resgatar o protagonismo desses agentes culturais, mostrando que o trabalho deles é fundamental para o fortalecimento das comunidades”, destaca Cavalcanti.

A produção executiva é assinada pela Produtora Vagalume Cultural, com uma equipe técnica que inclui comunicação e design para ampliar o alcance do projeto. Ao final das formações, a expectativa é que os participantes estejam mais preparados para atuar em um cenário cultural cada vez mais competitivo e conectado.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend