Se você abriu as redes sociais nas últimas semanas, é quase certo que um morango caramelizado cruzou o seu caminho. A versão repaginada da clássica maçã do amor virou febre no Instagram e no TikTok, ganhando o nome de morango do amor. O doce une morango, brigadeiro branco e uma calda crocante de açúcar, conquistando não apenas o paladar, mas também os feeds de milhares de brasileiros.
O sucesso foi tanto que rapidamente se tornou uma vitrine de oportunidades para grandes marcas e pequenos empreendedores, logo as confeitarias artesanais e empreendedores independentes passaram a oferecer o doce em versões personalizadas e gourmetizadas, com recheios extras e embalagens atrativas.
Essa não é a primeira vez que um alimento ganha os holofotes digitais — quem não se lembra da paleta mexicana ou da onda do pistache? —, mas o caso do morango do amor chama atenção pela velocidade da viralização, pela rápida adaptação do mercado e, principalmente, por ser uma tendência genuinamente brasileira. Há, por trás dessa estética açucarada e crocante, um ingrediente a mais: o orgulho coletivo de ver um doce tão nosso dominar os feeds e os paladares.
Em Salvador, um dos nomes que mais têm se destacado nessa tendência é Thiago Rebouças, da doceria Balas de Vidro da Carola. Especialista nesse tipo de doce cristalizado, Thiago compartilhou com o Fato Bahia como a viralização do morango do amor impactou diretamente seu negócio.
Fato Bahia: O que mudou na rotina da sua produção e vendas desde que o morango do amor entrou no cardápio?
Thiago (Balas de Vidro da Carola):
Aumentou muito a demanda pela procura do morango do amor nas últimas semanas, mas a gente tem conseguido se organizar, aumentando a produção — inclusive entrando pela noite — e ampliando a equipe.
Fato Bahia: Essa tendência te ensinou algo sobre como se posicionar diante do que viraliza nas redes?
Thiago (Balas de Vidro da Carola):
Já tínhamos um trabalho bom nas redes sociais e somos especialistas em balas de vidro, por isso já vendíamos o morango do amor — mas com outro nome (risos)! Era a bala de ninho com morango e o brigadeiro com morango. A única diferença era o caramelo, que não era vermelho. Com a chegada da febre, fizemos apenas essa adaptação.
Fato Bahia: Você arrisca qual será a próxima tendência?
Thiago (Balas de Vidro da Carola):
Muita gente está criando abacaxi do amor, laranja do amor… mas não acho que vai pegar. Creio que após o morango do amor, teremos outra tendência — diferente da atual.
A Balas de Vidro da Carola é uma empresa especializada na produção de doces cristalizados e participa de diversos eventos em Salvador e na Linha Verde. Para experimentar essas delícias ou fazer encomendas, siga o perfil @balasdevidrodacarola ou entre em contato pelo WhatsApp: (71) 99153-8329.

Morango do amor…tem sentimento melhor que amor?
Empreendedorismo é marcante em Thiago, ampliando novos colaboradores, mercado de trabalho.
Clientes satisfeitos!
Fidelizados.
Gostei muito da elaboração da matéria Fatobahia!