domingo, agosto 3, 2025
spot_img
HomeEntretenimentoJéssica Ellen e Hamilton Borges conduzem oficinas de atuação e de agente...

Jéssica Ellen e Hamilton Borges conduzem oficinas de atuação e de agente cultural no Circuito Filmes que Voam!

Projeto Gratuito circula por espaços culturais em bairros periféricos de Salvador e Região Metropolitana, promovendo atividades educativas e de formação no audiovisual

O projeto Circuito Filmes que Voam segue promovendo atividades educativas gratuitas com foco na formação de agentes culturais e fomento do mercado audiovisual baiano. Entre os dias 03 e 10 de junho, o projeto promove a Oficina de Agente Cultural com o educador e ativista Hamilton Borges que circulará por quatro espaços culturais de Salvador e Região Metropolitana: Espaço Cultural Alagados (Uruguai), Cine Teatro Lauro de Freitas, Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) e Casa da Música (Itapuã). A oficina tem como objetivo apresentar o conceito de cultura em diálogo com interações sociais e identitárias, partindo de uma perspectiva afro-referenciada. 

Já no dia 10 de junho, a atriz Jéssica Ellen, premiada e reconhecida nacionalmente por personagens na TV e cinema, conduzirá uma vivência prática voltada para jovens interessados em atuação. A artista, que protagonizou novelas e séries de grande repercussão, como “Amor de mãe” e “Volta por cima,” traz sua bagagem artística e humana para um encontro inspirador. Esta oficina já está com as vagas fechadas e acontece apenas no Espaço Cultural Alagados, no Uruguai. 

As oficinas integram a proposta do Circuito Filmes que Voam! em promover formações e um diálogo com a comunidade, por meio de sessões de filmes, oficinas, debates e reflexões sobre as obras e sua relação com a realidade social. 

O projeto Circuito Filmes que Voam!” foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

Programação Oficinas

Oficina de Agente Cultural com Hamilton Borges, das 8h às 17h30

03 de junho (terça) – Espaço Cultural Alagados (Uruguai)

04 de junho (quarta) – Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas)

06 de junho (sexta) – Cine Teatro Lauro de Freitas

10 de junho (terça) – Casa da Música (Itapuã)

Inscrições no instagram: @borboletasfilmes e @camila_d_moraes

Oficina de Atuação com Jéssica Ellen

10 de junho (terça), das 8h às 12h
Espaço Cultural Alagados (Uruguai) | Vagas encerradas

Sobre Hamilton Borges

Hamilton Borges- Ifáladê, nasceu e se criou na Rua do Curuzu, 294, Liberdade, Salvador, Bahia, Brasil  e, atualmente, vive no Engenho Velho de Brotas. Seu conhecimento vem dos movimentos de luta preta e do convívio afetivo com as mulheres de sua família, especialmente sua mãe, tia, avó paterna e da memoria de sua bisavó D. Guioma. Idealizou e integra a organização política “Reaja ou será morta, Reaja ou será morto” e atua na Escola Pan-africanista Winnie Mandela e o Centro Cultural Quilombo Xis, Ação Cultural Comunitária. Coordena o Projeto Cultura Intramuros na Penitenciária Lemos Brito onde desenvolve ações de política cultural e luta por direitos de prisioneiros e prisioneiras. Publicou, pela Editora Reaja, em 2017, “Teoria Geral do Fracasso”, livro de poemas e em 2018, “Salvador, cidade túmulo”, livro de contos, que foi traduzido e lançado na Califórnia e em Washington nos Estados Unidos da América, em 2019 o Romance O livro preto de Ariel, em 2021 o livro Libido dendê e melanina, em 2021 o Livro Bantu Machine o Homem que queria ser branco. Participou de algumas antologias, desde os anos 90, divulga sua produção literária pelas redes sociais/ internet. Se filia a uma literatura quilombista, preta de combate. Nos anos 80, criou o grupo de intervenção poética “Os Maloqueiros”.  Em 2025 coordena a Residência em  Arte, Cultura e Extensão Proext- UFBA e IPSS, dirige a livraria Eleye Hamilton Borges, raspado e pintado para Ogum, não teme a guerra mas está de boa com a paz.


Sobre Jéssica Ellen

Jéssica Ellen Dias da Costa nasceu no Rio de Janeiro em 16 de junho de 1992. Atriz, cantora e compositora, é formada em teatro pela UniverCidade. Ellen é ganhadora de vários prêmios, incluindo um Prêmio Guarani, um Prêmio Potências e um prêmio no Festival de Cinema de Gramado.

Ellen estreou na TV na novela ‘Malhação: Intensa como a Vida’, em 2012. Participou de várias novelas como ‘Geração Brasil’ (2014) e ‘Totalmente Demais’ (2015). Foi um dos destaques da série ‘Justiça’ (2016), com atuação bastante elogiada. Em 2018, foi eleita Brasileira do Ano na categoria Televisão pelo Troféu IstoÉ por sua atuação na minissérie ‘Assédio’. Outro papel de destaque foi na novela ‘Amor de Mãe’, de 2020, quando ganhou elogios unânimes da crítica. Em 2024, fez sua primeira protagonista em novelas, em ‘Volta por cima’.

No cinema, participou de longas como ‘Cabeça de Nêgo'(2021), pelo qual recebeu o Prêmio Guarani de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela também teve destaque no cinema ao ganhar o troféu de Melhor Atriz no Festival de Gramado pelo curta-metragem ‘Último Domingo’ (2022).

Como cantora, lançou seu primeiro álbum ‘Sankofa’, em 2018. Apresentou-se no Palco Sunset do Rock in Rio ao lado de Elza Soares, em 2019. Seu segundo álbum, ‘Macumbeira’,  foi lançado em 2021.

O projeto Circuito Filmes que Voam! foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), com coordenação do Ministério da Cultura.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend