sexta-feira, agosto 29, 2025
spot_img
HomeEntretenimentoFLIRO: Primeira Festa de Literatura e Roteiro do Brasil movimenta Salvador com...

FLIRO: Primeira Festa de Literatura e Roteiro do Brasil movimenta Salvador com debates, homenagens e formação gratuita

Evento homenageia Elísio Lopes Jr e Ceci Alves em fim de semana dedicado à reflexão sobre roteiro como criação literária

Salvador será palco, pela primeira vez, de um evento inteiramente voltado à relação entre literatura e roteiro. A FLIRO – Festa de Literatura e Roteiro (@flirooficial) acontece de 12 a 14 de setembro, no Arquivo Público de Salvador, reunindo roteiristas, pesquisadores e escritores para mais de 20 horas de atividades gratuitas. Nesta edição inaugural, a FLIRO homenageia dois importantes e premiados roteiristas baianos, Elísio Lopes Jr e Ceci Alves, celebrando suas trajetórias e contribuições para o audiovisual e a literatura.

O evento é capitaneado pelo coletivo Vários Mundos, composto por três profissionais e pesquisadores da área: João Araújo, Lara Carvalho e Marcelo Lima. Pós-graduados com pesquisas sobre roteiro, narratologia e dramaturgia, e com reconhecida trajetória de premiações e obras, o trio lidera a iniciativa que nasceu da inquietação em evidenciar a linguagem do roteiro como gênero literário em suas diferentes formas de inserção na cultura midiática: games, HQs, teatro e produtos audiovisuais.

A programação conta com cinco painéis, dois relatos de experiência e uma oficina de introdução ao roteiro. Os debates reúnem profissionais atuantes no mercado e acadêmicos, promovendo um diálogo entre perspectivas criativas e reflexivas. 

Entre os convidados estão a carioca ⁠Luh Maza, que trabalhou no roteiro de Sessão de Terapia (Globoplay), pelo qual foi indicada ao Prêmio ABRA de Roteirista do Ano, Da Ponte Pra Lá (HBO Max),  foi consultora em De Volta Aos 15 (Netflix) e roteirista-chefe da adaptação inédita de Torto Arado. De Santa Catarina, o professor e pesquisador Alexandre Linck, idealizador da página Quadrinhos da Sarjeta, que conta com mais de 88 mil seguidores, também é um dos destaques da programação. 

Representando o cenário baiano, a FLIRO convida os pesquisadores e roteiristas: Amanda AouadAlana El Fahl, Carollini Assis, Cleise Mendes, Gildon Oliveira, Lynn Alves e Marcos Alexandre Rodrigues. O evento promete um intercâmbio de saberes e um mergulho nas reflexões técnicas, criativas e culturais do roteiro enquanto obra literária.

A FLIRO é uma realização da Mago Negro Dramaturgia e Lua de Maré Produções, conta com apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Arquivo Público de Salvador.

O projeto FLIRO foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo  Federal. Acompanhe em: @flirooficial

Saiba mais sobre os roteiristas homenageados:

Elísio Lopes Jr é autor, roteirista, dramaturgo, diretor artístico, escritor, gestor cultural e ativista baiano. Destaca-se no teatro com diversos espetáculos encenados, como Dona Ivone Lara – Um sorriso negro, Decameron e a arte de fornicar, Carne Fraca, Alta Noite, Liberté, Antes que Anoiteça em Mim, entre outros  . No cinema, é roteiro nos longas Medida Provisória (co-assinado com Lázaro Ramos, Lusa Silvestre e Aldri Anunciação) e Ó Paí, Ó 2 (coautoria com Viviane Ferreira, Daniel Arcades e Igor Verde). Na televisão, participou de programas como Espelho e Esquenta!, e estreou como autor de novela em Amor Perfeito, em coautoria com Duca Rachid e Júlio Fischer  . Outras obras relevantes incluem o musical Torto Arado – o musical, adaptação da obra de Itamar Vieira Júnior, e o espetáculo dos 50 anos do bloco afro Ilê Aiyê, em que assinou roteiro e direção artística.

Ceci Alves é jornalista, cineasta e professora formada pela UFBA, com especialização em montagem, edição e audiovisual, incluindo mestrados na França e em Cuba. Dirigiu curtas premiados como Doido Lelé (2009), que recebeu diversos prêmios de melhor roteiro e montagem em festivais nacionais. Também é autora dos curtas Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas (2012) e O Velho Rei (2013). Atualmente integra o time de roteiristas da telessérie Dona Beja (HBO Max), protagonizada por Grazi Massafera. Participou da adaptação do livro Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, para streaming, e é diretora ou roteirista de outros projetos baianos como a série Pensão Ludovico (financiada por edital da Ancine) e uma série documental ainda não divulgada.  

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend