quinta-feira, setembro 11, 2025
Banner
HomeBahiaFeira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas começa nesta quarta (10) com...

Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas começa nesta quarta (10) com Aline Bei, Bule Bule e Anderson Shon na programação gratuita

A partir desta quarta-feira (10) até o domingo (14), Lauro de Freitas recebe a II Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro), que este ano tem como tema “Ler, Incluir – a literatura como direito de todos e todas”. A programação gratuita reúne mesas literárias, espetáculos, lançamentos de livros, oficinas, contações de histórias e apresentações musicais em diversos espaços da cidade, como o Cine-Teatro Lauro de Freitas, Praça da Matriz e a UNEB, além da tradicional Flilaurinha, voltada para o público infantil.

Com curadoria da escritora baiana Ana Cecília, a feira terá mais de 80% de atividades inclusivas, com tradução em Libras, audiodescrição, materiais em braile, acessos adaptados e ações de valorização da diversidade. A programação traz importantes nomes da cena literária e cultural brasileira:

  • Aline Bei, escritora premiada e autora de O peso do pássaro morto (Prêmio São Paulo de Literatura, 2017), Pequena coreografia do adeus (finalista do Jabuti, 2022) e Uma delicada coleção de ausências (2025), participa da mesa “Mulheres, literatura e voz de expansão”, ao lado de Ladjane Alves, na quinta-feira (11), às 9h, na Tenda Yayá (Praça Matriz);
  • Anderson Shon, poeta, performer e educador, integra a mesa “Poesia, inclusão e movimento”, junto com o diretor teatral Renato Lima e Lucas de Matos, também na quinta-feira (11), às 14h, na Tenda Yayá (Praça Matriz);
  • Bule Bule, ícone da cultura popular nordestina, poeta, cantador e repentista, participa da mesa “Andanças, criação e arte”, ao lado da pesquisadora Silvana Carvalho, no domingo (14), às 9h30, na Tenda Yayá (Praça Matriz).

Literatura para todas as idades

A Flilauro também valoriza a formação de novos leitores com a Flilaurinha, espaço dedicado às crianças, que contará com oficinas de arte, musicalização e contações de histórias de autores como Carolina Miranda, Nilton Milanez, Palmira Heine e Lucas Lins. Já o projeto Zé Livrório garante rodas de cantigas, distribuição de livros e atividades lúdicas em todos os dias do evento.

Segundo Josy Luz, idealizadora da Flilauro, o evento vai além da promoção literária: “O nosso objetivo principal é que essa feira seja verdadeiramente para todos e todas. Queremos garantir acessibilidade e a diversidade que compõe nossa sociedade. É uma feira feita para incluir, acolher e celebrar a diferença.”

A programação completa pode ser conferida no Instagram: @flilauro.

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend