quarta-feira, fevereiro 4, 2026
Banner
HomeSocialEstreia global de Dona Beja marca novo momento na trajetória da roteirista...

Estreia global de Dona Beja marca novo momento na trajetória da roteirista e diretora baiana Ceci Alves

A estreia global de Dona Beja, no próximo 2 de fevereiro, na HBO Max, marca um novo momento na trajetória da roteirista e diretora baiana Ceci Alves. A novela, uma produção Max Original, será lançada de forma simultânea em mais de 100 países e territórios, como uma das principais apostas da Warner Bros. Discovery para a dramaturgia em 2026.

Escrita por Daniel Berlinsky e António Barreira, e produzida pela Floresta, o remake de Dona Beja é ambientado no início do século XIX, e propõe uma leitura contemporânea sobre temas como autonomia feminina, poder, representatividade racial e revisão de papéis sociais. A trama acompanha Ana Jacinta, personagem interpretada por Grazi Massafera, apresentada como uma mulher que transforma experiências de violência e exclusão em força e protagonismo.

Colaboradora da obra, Ceci integra a equipe responsável por atualizar essa narrativa a partir de um processo criativo encampado majoritariamente por mulheres. “Eu fui uma das roteiristas, a única da Bahia, e, também, uma das poucas negras que estava na sala. A equipe foi composta por mulheres, por uma escolha acertada dos autores Berlinsky e Barreira”, afirma.

Para Ceci, acompanhar o lançamento da novela tem um peso simbólico e profissional. “Foi um divisor de águas na minha vida. Eu não me sentia capaz de escrever uma narrativa seriada como novela. Dona Beja me fez romper essa crença. Estou muito curiosa para ver como esse trabalho chegou à tela. Estar vivendo esse momento, essa estreia, é um presente”, completa.

Dona Beja tem direção geral de Hugo de Sousa e texto de Daniel Berlinsky e António Barreira, com colaboração de Maria Clara Mattos, Cecília Giannetti, Clara Anastácia e Ceci Alves. O elenco reúne nomes como Grazi Massafera, David Jr., Bianca Bin, Othon Bastos, Elizabeth Savalla, Deborah Evelyn, Erika Januza, Thalma de Freitas, Elisa Lucinda, Lucinha Lins e Lucia Veríssimo. A produção mobilizou cerca de 350 profissionais, mais de 70 atores, aproximadamente 1.000 figurantes e a criação de uma cidade cenográfica inédita, desenvolvida especialmente para a novela.

Sobre Ceci Alves

Com trajetória consolidada no audiovisual brasileiro, Ceci Alves atua como roteirista e diretora, com séries e telesséries desenvolvidas para plataformas como a HBO Max e a Universal, em projetos realizados por produtoras como Giros Filmes, Pródigo Films, Paranoïd BR, Jabuti Studios e Floresta/Sony Pictures. É fundadora e diretora da ¡Candela! Produções Audiovisuais, empresa pela qual desenvolve projetos autorais no cinema e no audiovisual. Cineasta negra, é reconhecida por um trabalho que articula narratividade musical, afeto e posicionamento político, com foco em personagens historicamente marginalizados. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Ceci também possui formação em Cuba e França em roteiro, edição, montagem e direção, além de trajetória consistente no jornalismo e na formação de novos profissionais do audiovisual.

Fotos Ceci Alves: divulgação

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Em Desacelerar também é cuidado
Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend