terça-feira, fevereiro 10, 2026
Banner
HomeSaúdeCarnaval exige atenção redobrada à saúde íntima feminina, alerta ginecologista

Carnaval exige atenção redobrada à saúde íntima feminina, alerta ginecologista

Médica Ana Verena Colonnezi explica fatores comuns na folia que podem favorecer infecções e dá dicas de prevenção

O Carnaval é sinônimo de alegria, liberdade e agitação, mas para que esse período seja guardado na memória da melhor forma, a preocupação com a saúde não deve ser deixada de lado. Até mesmo os cuidados com a saúde íntima feminina, muitas vezes negligenciado, são extremamente necessários durante a folia. A Ginecologista Ana Verena Colonnezi alerta que hábitos comuns desse período, como segurar a urina, ingerir pouca água, usar roupas apertadas e não trocar o absorvente adequadamente podem favorecer infecções urinárias, candidíase, vaginose bacteriana e irritações na região íntima.

Segundo a Ginecologista, o primeiro cuidado é com a hidratação. “Beber pouca água faz com que a urina fique mais concentrada, o que aumenta o risco de infecções urinárias. Além disso, muitas mulheres evitam ir ao banheiro por falta de estrutura ou higiene adequada, o que também contribui para o problema”, explica. Para contornar a situação, a dica de Ana Verena é o uso do urinol, também vendido como funil urinário ou mictório feminino, para que as mulheres possam urinar em pé. Eles podem ser reutilizáveis ou descartáveis, podendo ser levados até mesmo no bolso para os circuitos. 

Outro ponto de atenção é o calor excessivo e o uso de roupas muito justas ou feitas de tecidos sintéticos. “Essas peças dificultam a ventilação da região íntima e aumentam a umidade local, criando um ambiente favorável à proliferação de fungos e bactérias”, alerta a especialista. Sempre que possível, a recomendação é optar por roupas e calcinhas leves, de algodão, e trocar peças molhadas de suor ou água o quanto antes.

Se estiverem menstruadas durante o Carnaval, as mulheres precisam ter atenção redobrada para a troca de absorventes ou coletores. “Permanecer muitas horas com o mesmo absorvente, seja externo, interno ou coletor menstrual, pode causar irritação, mau odor e aumentar o risco de infecções. A troca deve ser frequente, respeitando o tempo indicado para cada tipo de produto”, orienta. 

Ana Verena ainda lembra a importância do uso de preservativos, sejam masculinos ou femininos, para prevenir infecções sexualmente transmissíveis e reforça que todos os cuidados de rotina não devem ser abandonados durante o Carnaval. Duchas vaginais e o uso de lenços umedecidos perfumados devem ser evitados, pois podem alterar o pH e a flora natural da região, favorecendo infecções. O mesmo acontece com os absorventes diários, principalmente se forem perfumados, pois ainda podem aumentar a umidade da região e reduzir a ventilação. 

Para a limpeza, ela alerta que a melhor maneira é higienizar somente a parte externa da vagina utilizando água. Os sabonetes íntimos, se utilizados, devem ser do tipo syndet (detergente sintético), que limpam sem agredir ou ressecar e mantêm o pH natural, e indicados por um médico. 

Por fim, além dos cuidados imediatos, a Ginecologista reforça a importância de observar sinais de alerta após o Carnaval, como coceira, ardor, corrimento com odor forte ou dor ao urinar. “Ao perceber qualquer alteração, é fundamental procurar um ginecologista e evitar a automedicação, que pode mascarar sintomas e agravar o quadro”, finaliza.

Sobre Ana Verena Colonnezi

Especialista em implantes hormonais, rejuvenescimento íntimo, laser e radiofrequência íntima. Atua na Ginecologia com uma visão integral, regenerativa, estética e funcional, incluindo implantes hormonais, climatério e menopausa, planejamento familiar, protocolos injetáveis e personalizados para a saúde íntima e sexual das mulheres nas diversas fases da vida. Médica graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas (Hupes) e especialista em ultrassonografia com título pela Febrasgo. Atende no Hospital da Bahia – Clínica Contorno, Núcleo de Medicina Avançada Tina Batalha e Clínica Diagnocentro. Instagram: @draanaverena. 

Crédito da foto: Imagem gerada por Inteligência Artificial. 

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Em Desacelerar também é cuidado
Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend