De 21 a 25 de outubro, Salvador vai receber nomes expressivos do audiovisual brasileiro para o Seminário “Importância da Ampliação do Circuito Exibidor no Brasil”, promovido pela Borboletas Filmes (@borboletasfilmes.) , através do projeto Circuito Filmes que Voam!, idealizado pela cineasta Camila de Moraes. O evento é aberto ao público.
O encontro marca o encerramento do projeto Circuito Filmes que Voam!, que durante um ano e meio levou cinema, oficinas e formações a regiões periféricas da capital baiana. A programação gratuita promete movimentar espaços como o Cine Teatro Solar Boa Vista, o Espaço Cultural Alagados, a Casa da Música de Itapuã, o Cine Teatro Lauro de Freitas e o Saladearte CineMAM.
Entre os convidados estão Paulo Alcoforado (Diretor da Ancine), Vanessa Lopez (filha do cineasta Odilon Lopez), Daniela Mazzilli (Cinemateca Capitólio RS), Suzana Argolo (Circuito Saladearte Salvador), Leandro Pardí (Circuito Spcine / SP), Gisela Fonseca (Festival Internacional de Cinema de Cartagena /Colômbia), Zakiya Carr (Black Women Disrupt/ EUA) e Uriara Maciel (Festival Gira das Resistências /Alemanha), Rosélis Câmara (Festival Guarnicê de Cinema / MA), Luiz Alberto Cassol (Festival Santa Maria Vídeo e Cinema / RS), além dos cineastas baianos Cláudio Marques, Henrique Dantas e Lula Oliveira.
O seminário também contará com exibições de filmes emblemáticos, como Um é Pouco, Dois é Bom de Odilon Lopez, A Batalha da Rua Maria Antônia de Vera Egito, Quarta-Feira de Bárbara Santos e João Pedro Prado e Batatinha e o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib.
Com olhar voltado para a diversidade e o pertencimento, Camila de Moraes aposta no diálogo entre periferia, festivais e instituições culturais para ampliar conexões e garantir mais espaços de exibição para o cinema brasileiro.