A tradicional Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), chega a sua 13ª edição neste ano. Entre os dias 23 e 26 de outubro, o município histórico se torna um importante espaço de democratização do acesso ao livro e ao conhecimento, reunindo autores baianos, nacionais e internacionais para dialogarem sobre as mais atuais expressões da literatura e da cultura. O festejo também tem o objetivo de protagonizar os seus conterrâneos, como é o caso da jornalista, apresentadora de TV e digital influencer cachoeirana Luana Souza, que mediará uma mesa no sábado (25), às 15h, na Tenda Paraguaçu.
“Nossas vozes como a noite estrelada” será o tema da conversa conduzida por Luana, que contará com as presenças da apresentadora da TV Globo Aline Midlej, da escritora e jornalista Yeyé Kintê e da psicopedagoga Sueli Kintê. São 4 vozes negras que perpassam pelo jornalismo, literatura e ancestralidade.
Para Luana, esse momento vai além de fazer parte de uma roda de conversa. “Mediar essa mesa com mulheres tão potentes, que representam diferentes vozes de nossa ancestralidade e do nosso tempo é um reencontro com minha própria história. Estar mais uma vez na Flica, na minha terra, não é apenas participar de um evento literário. É honrar minhas raízes e celebrar o lugar de onde venho. Conduzir essa conversa é, para mim, como olhar para um céu de estrelas que me formaram e continuam guiando o caminho”, declarou a comunicadora.
Durante os 4 dias de evento, a Flica contará com uma programação diversa trazendo escritores, comunicadores, artistas e personalidades renomadas como, Tia Má, Rita Batista, Ricardo Ishmael, Anderson Shon, Lazzo Matumbi, Márcia Short e Adão Negro, atraindo o público do Recôncavo Baiano, de Salvador e também de outras localidades.
Fotos: Pedro Gabriel