domingo, agosto 3, 2025
spot_img
HomeModaEstilista moçambicano King Levi lança coleção na Escola baiana Àbámodá, em parceria...

Estilista moçambicano King Levi lança coleção na Escola baiana Àbámodá, em parceria com projeto África 360

Evento conta com desfile da coleção “XIGUBO – A Força Estética da Resistência Afro”  e roda de conversa com a presença do estilista em Cachoeira (BA), no dia 9 de julho 

A Escola Livre de Moda Àbámodá em parceria com o projeto África 360º, liderado por Dijara Santos, receberá o diretor criativo e estilista moçambicano King Levi para lançar no Brasil sua mais nova coleção: XIGUBO – A Força Estética da Resistência Afro. O evento contará com um desfile e uma roda de conversa com o estilista que acontece no dia 09 de julho (quarta-feira), às 16h30, na cidade de Cachoeira (BA), sede da Àbámodá.

Coleção Xigubo – King Levi

Inspirada no Xigubo, dança tradicional moçambicana de afirmação e resistência, a coleção propõe uma experiência sensorial e estética que ultrapassa as passarelas. Cada peça carrega traços da ancestralidade africana, traduzidos em alfaiataria escultural, tecidos crus, macramês, ombros angulados e joias afro-modernas que se encontram na fusão perfeita entre tradição, contemporaneidade e futuro.

A coleção XIGUBO faz parte da programação oficial do projeto Fancy Africa Brasil, uma iniciativa promovida pelo estilista em parceria com o ecossistema de internacionalização África 360º, sob gestão da empreendedora e mentora de afroempreendedores Dijara Santos.

“Esse lançamento carrega tudo aquilo que defendemos no Africa 360: moda como ferramenta de transformação social, econômica e de reconexão com a nossa história. XIGUBO veste essa potência, essa resistência e essa beleza que nos pertence e que precisa ser valorizada globalmente”, afirma Dijara Santos, reforçando que essa é uma oportunidade concreta de internacionalizar talentos e gerar desenvolvimento real para as comunidades negras.

Ancestralidade e Impacto Social

Dijara Santos e Luisa Mahin – Divulgação

Símbolo da resistência, da cultura afro-brasileira e do berço de movimentos de libertação no Brasil, Cachoeira é um território que carrega o mesmo espírito de luta e ancestralidade que dá vida à coleção. A Àbámodá  também se conecta neste sentido por sua proposta pedagógica centrada na cultura afro-indígena e na transversalidade entre moda, arte, cultura e economia criativa.

A escola, fundada por Luisa Mahin, atua com foco prioritário no público feminino negro e LGBTQIAPN+, oferecendo formação continuada e profissionalizante em design, costura e criação de coleções autorais com forte ligação identitária e territorial. O projeto também realiza estágios, processos de incubação e uma série de iniciativas para contribuir no desenvolvimento desses negócios.

“Ter King Levi lançando sua coleção aqui não é apenas sobre moda. É sobre reafirmar que a periferia, a ancestralidade e a resistência são, sim, os centros de inovação e de criação global”, destaca Luisa Mahin, fundadora da Àbámodá.

A Àbámodá integra a Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura do Ministério da Cultura e conta com o apoio financeiro  da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

O quê: Lançamento da coleção internacional “XIGUBO – A Força Estética da Resistência Afro”
Quem: King Levi (Moçambique) | Projeto Fancy Africa Brasil + África 360º
Quando: 9 de julho de 2025 (terça-feira), às 16h30
Onde: Escola Livre de Moda Àbámodá – Largo d’Ajuda, 05 – Centro, Cachoeira/BA
Quanto: Evento gratuito e aberto ao público

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend