Projeto Som Reciclado leva música e programação infantil para o carnaval do bairro
Na terça-feira de carnaval, dia 17, o multiartista Dendê Macêdo vai às ruas da Federação com o arrastão do projeto “Som Reciclado”, que une percussão e sustentabilidade, a partir de instrumentos inovadores, como taco de golfe que vira berimbau e xequerê feito com capacete. A concentração será às 8h, no Centro Social Urbano, reunindo percussionistas da comunidade, além de crianças e jovens que participam do projeto social mantido pelo artista: o projeto Dendê. O arrastão faz parte do Carnafederação, evento que contará ainda com bloquinho infantil, pula-pula, palhaços e baile à fantasia, além de carro de som e lanche gratuito.
“O objetivo é promover um carnaval de rua, oferecendo lazer e diversão para a comunidade. É muito especial poder trazer essa experiência para o meu bairro de origem, que me preparou para a vida. Fico feliz em poder mostrar aos meus o trabalho que desenvolvo, especialmente como a música pode contribuir para o crescimento e a formação dos alunos. Incluí-los nesse momento de festividade é de suma importância, pois permite que vivenciem a música de forma prática e divertida, fortalecendo vínculos comunitários e despertando o interesse pela arte, além de valorizar a cultura local e a criatividade dos jovens”, afirma Dendê Macedo.
O Projeto Dendê tem tido atuação contínua ao longo dos últimos 03 anos e é destinado a crianças e jovens dos bairros da Federação, Mangueira e Muriçoca. Atualmente, o projeto conta com 60 alunos, oferecendo uma programação regular e gratuita no contraturno escolar. Seu núcleo central está estruturado em torno do ensino de percussão e aulas de inglês, promovendo o desenvolvimento artístico e educativo dos participantes.
“A idealização se deu a partir das minhas vivências enquanto um jovem que usufruiu de projetos como esse. O espaço é uma iniciativa que auxilia no processo formativo. A prática da percussão, uma das marcas da musicalidade baiana, dialoga com o ensino de uma nova língua, preparando os participantes não só para o domínio de uma tradição local, mas também para o exercício de uma cidadania plena em um mundo globalizado.”, destaca Dendê.
Sobre Dendê
Dendê teve sua formação iniciada ainda na infância em manifestações como o samba de roda, os toques do Candomblé, o maculelê e a capoeira. Aos 14 anos ingressou em sua carreira artística como percussionista no grupo Timbalada e com passagens pelo bloco afro Tambores do Engenho, Samba Mirim Pingo de Ouro e Samba Fogueirão. Dendê construiu uma trajetória sólida que transita entre o universo tradicional e a música contemporânea, levando a sonoridade da Bahia para palcos nacionais e internacionais. Ao todo, são mais de 20 anos dedicados à disseminação das raízes afro-brasileiras pelo mundo. Para mais informações, acesse @dendemacedomusic nas redes sociais.
Fotos: Divulgação

