quarta-feira, fevereiro 4, 2026
Banner
HomeJustiçaIgor Pinheiro se despede da coordenação do NUREF após dois anos de...

Igor Pinheiro se despede da coordenação do NUREF após dois anos de gestão com ampliação de direitos essenciais aos baianos

Após dois anos à frente do Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF) da Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia, Igor Pinheiro encerra um ciclo marcado por resultados concretos e impactos diretos na vida da população, especialmente no fortalecimento do direito à moradia com segurança jurídica, endereço reconhecido e titularidade formal dos imóveis.

A atuação do NUREF consolidou-se como uma engrenagem técnica, jurídica e institucional capaz de retirar milhares de famílias da informalidade, assegurando proteção patrimonial e ampliando o exercício da cidadania. Durante o biênio de 2024–2026, o Núcleo registrou a abertura de 26.683 matrículas e a entrega de 18.549 títulos de propriedade, com predominância da Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB-S).

O período também foi marcado por um avanço institucional inédito na regularização fundiária baiana, com a aprovação do FEURB, fundo destinado ao ressarcimento dos atos gratuitos praticados pelas serventias extrajudiciais no âmbito da REURB-S. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia em 18 de dezembro de 2024, consolidando um instrumento de sustentação e continuidade da política pública.

Outro destaque foi a Semana Solo Seguro Favela 2024, coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça. Na Bahia, a atuação da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do NUREF, resultou na entrega de 2.127 títulos de propriedade em comunidades de Camaçari (50), Feira de Santana (118), Barreiras (847) e Salvador (1.112). Já na edição de 2025, foram registradas 4.060 matrículas e 3.422 títulos de propriedade.

Ainda na agenda voltada à regularização fundiária em áreas vulneráveis, destacam-se o Provimento nº 07/2024 da CGJ/TJBA e o lançamento do Programa Registra Bahia Favela, que resultou na entrega de 140 títulos na Comunidade Terra Prometida, em Lauro de Freitas.

Um ciclo que se encerra e se transforma em história na vida dos baianos

Em mensagem publicada na última sexta-feira (30), Igor Pinheiro anunciou sua despedida da coordenação do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria-Geral da Justiça, no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia. No texto, agradeceu a confiança do Desembargador Roberto Maynard Frank e ressaltou que o período foi marcado por desafios e entregas construídas de forma integrada com a equipe do Núcleo, pautadas na competência, disciplina, comprometimento e rigor técnico.

Ao reforçar a regularização fundiária como instrumento estruturante de política pública, Igor Pinheiro destacou, entre os principais legados da gestão, a criação do FEURB e a instituição do primeiro Fundo de Interesse Social da Regularização Fundiária do Brasil, do qual teve a honra de ser o primeiro presidente.

Nesse contexto, a regularização fundiária do Distrito Industrial de Juazeiro destacou-se como resultado de uma força-tarefa institucional liderada pelo Corregedor-Geral da Justiça da Bahia, Desembargador Roberto Frank, com coordenação técnica de Igor Pinheiro. A iniciativa assegurou segurança jurídica às áreas produtivas, promoveu a organização registral e urbanística do distrito e criou condições para atrair investimentos, ampliar o acesso ao crédito e potencializar a geração de emprego e renda na região.

Entre as conquistas mencionadas, também estão o Prêmio Solo Seguro, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça, a regularização de distritos industriais, a condição de finalista do Prêmio Innovare e a regularização da matrícula do Colégio Central da Bahia, o primeiro colégio de ensino médio público do Brasil, fundado em 1837, local de relevante valor histórico e afetivo para sua família, onde estudou seu pai, José Ivan Pinheiro.

Ao encerrar, Igor Pinheiro destacou que cada título entregue representou mais do que um ato administrativo, mas o reconhecimento de histórias de vida, a garantia de segurança jurídica e a concretização do sonho de milhares de famílias de terem seus imóveis em seus próprios nomes.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Em Desacelerar também é cuidado
Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend