Sinduscon-BA inicia agenda em Xangai com foco em inovação e cooperação internacional
A Missão Técnica do Sinduscon Bahia à China começou nesta terça-feira (21) com uma agenda voltada ao aprendizado e à ampliação de parcerias estratégicas. No primeiro dia em Xangai, a comitiva visitou um centro de cooperação técnica Brasil–China — uma espécie de Apex —, onde foi recebida pela representante Xani. Durante o encontro, o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, apresentou os objetivos da missão e destacou o compromisso de fortalecer a indústria da construção baiana, ressaltando o apoio da FIEB e do Sebrae.
Os participantes também acompanharam uma exposição da China Trade sobre modelos de negociação e cooperação empresarial entre os dois países. No Brazil Center, Landim apresentou o ecossistema da construção civil da Bahia à diretoria da instituição, que, por sua vez, apresentou suas iniciativas à comitiva.
O encontro reforçou laços institucionais e ampliou as perspectivas de parcerias bilaterais. A programação incluiu ainda uma visita ao tradicional Yu Garden, símbolo da preservação cultural de Xangai, que mantém viva a história da cidade em harmonia com o dinamismo urbano contemporâneo. Amanhã (22), a comitiva visitará o Shanghai Construction Group, gigante estatal chinesa responsável por grandes empreendimentos de engenharia civil e infraestrutura, e o Tongji Architectural Design Group (TJAD), referência em integração entre engenharia, tecnologia e design arquitetônico.
A visita permitirá compreender como a China tem transformado o setor da construção por meio da digitalização, sustentabilidade e inovação. O grupo também conhecerá a Fab Union empresa de alta tecnologia que integra design com inteligência artificial e construção digital por robôs. Pioneira em construção inteligente, a Fab Union combina princípios de design AIGC e metaverso e já desenvolveu mais de 15 processos robóticos aplicados em mais de 30 projetos globais. A Missão segue até o dia 27 de outubro.