Entre os dias 10 e 14 de setembro, Lauro de Freitas será palco da II Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro), que este ano traz como tema “Ler, Incluir – a literatura como direito de todos e todas”. Com curadoria da escritora baiana Ana Cecília, a programação reúne mesas literárias, espetáculos, lançamentos de livros, oficinas, contações de histórias e apresentações musicais em diversos espaços da cidade, como o Cine-Teatro Lauro de Freitas, Praça da Matriz e UNEB, além da tradicional Flilaurinha, voltada ao público infantil.
Entre os destaques da edição estão a participação da premiada escritora Aline Bei, autora de O peso do pássaro morto (Prêmio São Paulo de Literatura, 2017), Pequena coreografia do adeus (finalista do Jabuti, 2022) e Uma delicada coleção de ausências (2025). Aline participa de uma mesa literária na Tenda Yayá, no dia 11 de setembro, ao lado da escritora Ladjane Alves.
A feira também recebe o poeta, cantador e repentista Bule Bule, um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil. Ele participa da mesa “Andanças, criação e arte”, no dia 14 de setembro, ao lado da pesquisadora Silvana Carvalho, celebrando a força da tradição oral e da literatura popular.
A programação infantil ganha destaque com a Flilaurinha, espaço dedicado às crianças, que contará com oficinas de arte, musicalização, apresentações educativas e contações de histórias de autores como Carolina Miranda, Nilton Milanez, Palmira Heine e Lucas Lins. A escritora e educadora Cássia Vale também participa com rodas de conversa sobre cultura e patrimônio, reforçando a importância da literatura e das artes para a formação das novas gerações. Além disso, o projeto Zé Livrório promove rodas de cantigas, distribuição de livros e atividades lúdicas em todos os dias do evento.
A edição de 2025 terá 80% da programação inclusiva e diversa, com iniciativas como Acessibilidade Plena (programação em braile, audiodescrição, intérpretes de Libras e acessos adaptados), ações de sustentabilidade e ampla valorização da cultura popular e de artistas com deficiência.
Para Josy Luz, nome à frente da Flilauro, o propósito vai além da literatura: “O nosso objetivo principal é que essa feira seja verdadeiramente para todos e todas. Queremos garantir acessibilidade e a diversidade que compõe nossa sociedade. É uma feira feita para incluir, acolher e celebrar a diferença”.
A programação completa da II Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro) no Instagram: @flilauro.
Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.