Salvador recebeu, ao longo de dois finais de semana, a edição especial de 10 anos da Feira da Cidade, em formato de festival. O projeto movimentou a cena cultural e criativa da capital baiana reunindo 200 empreendedores, 30 oficinas, cerca de 10 mil pessoas de público e ainda garantindo impacto ambiental positivo, com mais de 20 mil latinhas encaminhadas para reciclagem. Nas redes sociais, o evento engajou mais de 2 milhões de pessoas.
No primeiro final de semana, no Canteiro Central do Imbuí, o público acompanhou shows de nomes como Pedro Pondé, Olodum, Batifun com Juliana Ribeiro e o encontro de Armandinho e Eric Assmar, além da discotecagem do DJ Werson. Já no segundo final de semana, realizado na Barra, os destaques ficaram por conta da estreia na cidade do projeto Mãeana & ManaFlor, que uniu forró, MPB e o estilo batizado de “pisa nova”. Também subiram ao palco grupos como Vitrolab, Yayá Muxima, Fragmentos de Samba e Skanibais, reforçando a diversidade musical da programação.
Além da música, o festival contou com mostra de cinema e um forte eixo educativo e infantil, com oficinas de robótica e plantio, brinquedoteca e espetáculos como o do grupo Canela Fina e da Fulanas CIA de Circo, residentes do Circo Picolino. Com ponto de hidratação, o evento também manteve seu compromisso sustentável, promovendo uso de sacolas de papel e distribuição de ecobags e copos reutilizáveis, além de ações de conscientização ecológica.
Primeira feira de economia criativa de rua da Bahia, A Feira ganhou versão em festival para marcar uma década de atividades. Desde 2014, o projeto soma 300 edições, 3 mil atrações musicais, 20 mil horas de programação e mais de 1 milhão de visitantes. Grandes nomes da música já passaram por seu palco, como BaianaSystem, Larissa Luz, Otto, Lazzo, Gerônimo, Rumpilezz e Cortejo Afro.
Para a idealizadora e coordenadora Carla Maciel, o festival reafirma o papel estruturante do projeto: “O Festival A Feira celebra a consistência de um projeto pioneiro que se mantém permanente e estruturante, sendo palco ativo e contínuo para a Economia Criativa florescer em suas mais diversas linguagens”.
Itinerante, a edição comemorativa também passou por cidades como Mucuri, Eunápolis, Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro.
O Festival A Feira tem patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Bahiagás
O projeto Festival A Feira 10 anos foi escolhido para integrar a celebração dos 30 anos da Bahiagás com uma entrega vasta de programação cultural e diversa que abrange múltiplas linguagens da cultura. Além da distribuição do gás natural, a Bahiagás também é destaque como grande patrocinadora de iniciativas socioculturais, artísticas e esportivas. Só no ano de 2024, foram mais de R$ 14 milhões destinados em projetos. Em 2025, cerca de R$ 7 milhões foram investidos no Carnaval da Bahia, sendo patrocinadora há mais de 15 anos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar. “A Feira releva a Bahia, potencializa talentos e oportunidades para as pessoas viverem dos seus trabalhos e sonhos e a escolha da rota do Festival está alinhada com os municípios de sustentabilidade que vem sendo traçada pela Bahiagás no estado já atendidas pela Companhia e outras que fazem parte da expansão da Bahiagás, hoje, responsável pela distribuição do gás natural, que tem menos emissão de CO2 e de partículas poluentes.
Cinco dos municípios contemplados pelo Festival fazem parte do Projeto Gás Sudoeste – maior duto de distribuição de gás natural em construção no país: O Projeto Gás Sudoeste, com 306 km, interligando 12 cidades da Bahia, entre Itagibá e Brumado.
Com 30 anos, a Bahiagás é a segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A empresa conta com mais de 90 mil clientes, mais de 1.300 km de gasodutos espalhados em mais de 20 municípios baianos.