sábado, outubro 18, 2025
Banner
HomeEntretenimentoEstrelada por Emanuelle Araújo, filme baiano estreia na Europa através da Borboletas Filmes

Estrelada por Emanuelle Araújo, filme baiano estreia na Europa através da Borboletas Filmes

Distribuidora baiana leva premiado longa “Longe do Paraíso” para cinema em Portugal

A distribuidora baiana Borboletas Filmes (@borboletasfilmes.) ultrapassa fronteiras, atravessa o Atlântico, e inicia o seu primeiro circuito internacional com a exibição do longa-metragem “Longe do Paraíso” em Portugal. O filme, dirigido pelo consagrado cineasta baiano Orlando Senna, entra em cartaz no Cineplace  Nova Arcada, na cidade de Braga, a partir do dia 26 de setembro.

Com produção realizada na Chapada Diamantina e em Salvador, o filme foi lançado no Brasil em 2020 e seguiu em circulação por salas e festivais no país.  Com a estreia internacional, a Borboletas Filmes, responsável pela distribuição, reafirma sua missão em difundir a produção nacional e fortalecer a presença do audiovisual baiano em novos territórios.

Conflitos de terra e dilemas humanos

Na trama, Kim (Ícaro Bittencourt) é um pistoleiro contratado por latifundiários que precisa escolher entre a própria sobrevivência e a vida de sua irmã Bel (Emanuelle Araújo), líder da luta pela reforma agrária na Bahia. A narrativa reinterpreta o mito bíblico de Caim e Abel sob a perspectiva dos conflitos agrários brasileiros, em uma estética que dialoga tanto com o faroeste nordestino quanto com o cinema político.

“Longe do Paraíso” já conquistou o público em festivais nacionais e internacionais, recebendo o prêmio de Melhor Longa-Metragem (júri popular) no 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de circular em Havana, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. O filme tem distribuição da Borboletas Filmes, produtora e distribuidora idealizada pela cineasta Camila de Moraes.

Sobre o diretor

Baiano de Lençóis, Orlando Senna é um dos nomes mais importantes do cinema latino-americano. Foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo e construiu uma carreira marcada por obras de forte engajamento político e social, como Iracema – Uma Transa Amazônica (1974), considerado um marco no cinema brasileiro. 

Além de cineasta, Senna atuou como roteirista, produtor e gestor cultural, ocupando cargos estratégicos como a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a direção da TV Brasil. Em “Longe do Paraíso”, o diretor reafirma sua visão crítica e poética sobre temas urgentes do Brasil, como a violência no campo, os conflitos de terra e a desigualdade social.

SERVIÇO:

Longa “Longe do Paraíso” em Cartaz em Portugal 

A partir de 26 de setembro 

Cineplace Nova Arcada, Braga/Portugal

Classificação indicativa: 14 anos

________

SOBRE: Borboletas Filmes é uma Produtora e Distribuidora de conteúdo audiovisual, voltada para realização, produção, distribuição e gestão de conteúdos culturais, com expertise acentuada para os conteúdos audiovisuais identitários.

SOBRE: CAMILA DE MORAES

Jornalista e cineasta. Assina a direção nos documentários “A escrita do seu corpo”(curta-metragem / 2016), “O Caso do Homem Errado” (longa-metragem / 2017), “Mãe Solo”(curta-metragem / 2021) e “Oliveira Silveira – O Poeta da Consciência Negra” (curta-metragem / 2022). E na ficção “A Um Gole da Eternidade”, no qual divide a direção com o seu pai Paulo Ricardo de Moraes (curta-metragem / 2024). CEO na Produtora e Distribuidora “Borboletas Filmes”. É gaúcha e reside em Salvador há 15 anos.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend