O Festival A Feira, que comemora os 10 anos da Feira da Cidade, chega ao segundo e último final de semana em Salvador. A edição especial será neste sábado (6) e domingo (7), no Canteiro Central da Avenida Centenário, na Barra, reunindo música, gastronomia, arte, oficinas e atividades para toda a família — com acesso gratuito.
Entre os destaques musicais está o show inédito na cidade de Mãeana & ManaFlor, que acontece no sábado (6). O encontro celebra a potência feminina na música, unindo forró, MPB e o estilo batizado de pisa nova — uma versão moderna do pé de serra, com arranjos inéditos para sucessos de artistas como João Gomes, Luiz Gonzaga, Rita Lee e clássicos da música brasileira. No mesmo dia, ainda se apresenta Vitrolab.
Já no domingo (7), o palco recebe Yayá Muxima (15h), Fragmentos de Samba (16h) e, encerrando a noite, Skanibais (18h) – reforçando a diversidade sonora que marca a trajetória do festival. O dia ainda contará com Oficina de percussão com Viviam Caroline, do Yayá Muxima.
Nos dois dias, a programação conta ainda oficina de Robótica com a Young Engineers Salvador, das 10:00 às 17:00 – domingo até às 16h.
Atividades para crianças
A programação infantil também é um ponto forte. No sábado (6), às 11h, o grupo Canela Fina fará uma apresentação especial. Às 15h, o público poderá conferir o espetáculo Vamos que Vamos, das Fulanas CIA de Circo (grupo residente do circo Picolino).
Todos os domingos, a partir das 10h, o Espaço Kids – A Feira oferece vivências e oficinas como:
- O Plantio com as Crianças – experiência ecológica com plantio coletivo de mudas;
- Oficina Criativa de Robótica – voltada para crianças e adolescentes de 5 a 16 anos;
- Brinquedoteca Lúdica – com brinquedos educativos e interativos;
- Monte e ilustre seu Livrinho dos Biomas da Bahia – atividade de pintura e montagem.
Festival itinerante e sustentável
Na semana passada, o público lotou o Canteiro Central do Imbuí para acompanhar apresentações de nomes como Pedro Pondé, Armandinho, Batifun e Olodum. Ao longo do ano, a edição comemorativa de 10 anos também passou por cidades como Mucuri, Eunápolis, Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro, e ainda chegará em Feira de Santana, Camaçari e Jequié.
Ao final de todas as edições, o festival terá promovido mais de 200 horas de programação gratuita, com shows, oficinas, experiências gastronômicas e intervenções artísticas.
Para a idealizadora e coordenadora Carla Maciel, A Feira simboliza muito mais do que um calendário cultural: “O Festival A Feira celebra a consistência de um projeto pioneiro que se mantém permanente e estruturante, sendo palco ativo e contínuo para a Economia Criativa florescer em suas mais diversas linguagens”.
A proposta também contempla práticas sustentáveis, como o uso de sacolas de papel, copos reutilizáveis, oficinas de compostagem e plantio de mudas nativas.
A programação completa pode ser conferida no Instagram @a_feira.
O Festival A Feira tem patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Bahiagás
O projeto Festival A Feira 10 anos foi escolhido para integrar a celebração dos 30 anos da Bahiagás com uma entrega vasta de programação cultural e diversa que abrange múltiplas linguagens da cultura. Além da distribuição do gás natural, a Bahiagás também é destaque como grande patrocinadora de iniciativas socioculturais, artísticas e esportivas. Só no ano de 2024, foram mais de R$ 14 milhões destinados em projetos. Em 2025, cerca de R$ 7 milhões foram investidos no Carnaval da Bahia, sendo patrocinadora há mais de 15 anos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar. “A Feira releva a Bahia, potencializa talentos e oportunidades para as pessoas viverem dos seus trabalhos e sonhos e a escolha da rota do Festival está alinhada com os municípios de sustentabilidade que vem sendo traçada pela Bahiagás no estado já atendidas pela Companhia e outras que fazem parte da expansão da Bahiagás, hoje, responsável pela distribuição do gás natural, que tem menos emissão de CO2 e de partículas poluentes.
Cinco dos municípios contemplados pelo Festival fazem parte do Projeto Gás Sudoeste – maior duto de distribuição de gás natural em construção no país: O Projeto Gás Sudoeste, com 306 km, interligando 12 cidades da Bahia, entre Itagibá e Brumado.
Com 30 anos, a Bahiagás é a segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A empresa conta com mais de 90 mil clientes, mais de 1.300 km de gasodutos espalhados em mais de 20 municípios baianos.