sexta-feira, outubro 31, 2025
Banner
HomeSaúdeConvivência com animais de estimação fortalece saúde mental, explica neurocientista 

Convivência com animais de estimação fortalece saúde mental, explica neurocientista 

Estudos comprovam relação entre cuidado com pets e bem-estar psicológico 

Ter um animal de estimação vai muito além da companhia: a ciência comprova que a presença de pets como cães e gatos pode ter um impacto profundo e positivo na saúde mental de seus tutores. De acordo com um estudo do Human Animal Bond Research Institute (HABRI), dos Estados Unidos, 74% das pessoas que convivem com animais relataram melhorias significativas em seu bem-estar psicológico.

neurocientista e psicanalista Ana Chaves destaca que o vínculo entre humanos e animais funciona como uma poderosa ferramenta de acolhimento emocional. “Os pets oferecem amor incondicional, presença constante e um sentimento de pertencimento que muitas vezes falta em outras relações humanas. Eles não julgam, não exigem perfeição e estão sempre ali. Essa troca afasta sentimentos de solidão, ansiedade e até pensamentos suicidas”, afirma.

O estudo do HABRI aponta que a relação estreita com um pet promove sentimentos de segurança, propósito e estabilidade emocional. Isso é especialmente importante em tempos de estresse, isolamento ou quadros depressivos. “O simples ato de cuidar de um animal pode dar sentido aos dias mais difíceis. Alimentar, brincar ou apenas estar ao lado do pet ativa no cérebro áreas ligadas ao afeto e à empatia, diminuindo sintomas de depressão e angústia”, explica Ana Chaves.

Para a psicanalista, o convívio com animais pode, inclusive, ser considerado um recurso terapêutico complementar. “Muitos pacientes, ao se aproximarem emocionalmente de seus pets, passam a se conhecer melhor, a desenvolver mais empatia por si mesmos e pelos outros. E isso é um passo importante na prevenção de crises emocionais graves”, acrescenta.

Em um cenário global em que a saúde mental se tornou uma prioridade, reconhecer o papel dos animais de estimação como aliados na construção do bem-estar emocional é essencial. “Adotar um pet, quando feito com responsabilidade, pode ser um gesto transformador, tanto para o animal quanto para o ser humano”, conclui Ana.

Quem é Ana Chaves

Neurocientista e psicanalista renomada, Ana Chaves se dedica a estudar o funcionamento do cérebro humano e a capacitar indivíduos a alcançarem seu potencial máximo. Através de uma abordagem holística e científica, Ana inspira e orienta aqueles que buscam crescimento pessoal e profissional. Colabora com o UOL e Valor Econômico com colunas mensais sobre equilíbrio emocional e desenvolvimento humano. Também realiza palestras e mentorias, já tendo impactado a vida de mais de 5 mil pessoas. 

Para mais informações: @oficialanachaves no Instagram

Foto: Freepik

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend