A Bahia se prepara para viver mais uma alta temporada histórica. O estado ganhará reforço de mais de 3,7 mil voos nacionais extras no verão 2025/2026, consolidando sua posição de liderança no turismo brasileiro.
O anúncio foi feito pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que tem atuado na captação de voos em parceria com as companhias aéreas e os aeroportos baianos. A estratégia faz parte de um trabalho contínuo de fortalecimento da malha aérea, fundamental para o crescimento sustentável do turismo.
“A captação de voos é contínua e está entre as prioridades do Governo do Estado, que exige mais esforço para atender à grande demanda da alta temporada. Nesse quesito, a Bahia está bem contemplada para bater novo recorde de turistas nacionais no próximo verão”, destacou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
Destinos contemplados
Os voos extras atenderão Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Ilhéus (Costa do Cacau), Porto Seguro (Costa do Descobrimento), Vitória da Conquista (Caminhos do Sudoeste), além dos paraísos de Morro de São Paulo e Boipeba (Costa do Dendê).
Gol Linhas Aéreas
A Gol terá 7,6 mil voos para Salvador, um aumento de 20% em relação ao verão passado, somando 1,4 milhão de assentos. As rotas com maior expansão partem de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
No interior do estado, o crescimento chega a 40%, com 1,2 mil voos e 240 mil assentos.
- Porto Seguro: 500 voos extras partindo de Salvador, São Paulo, Minas, Rio e Brasília.
- Ilhéus: aumento de 45%, com 160 voos de São Paulo, 31 mil assentos e uma nova rota do Rio de Janeiro.
- Vitória da Conquista: retomará dois voos diários vindos de aeroportos paulistas.
Azul Linhas Aéreas
A Azul ampliará sua operação com 880 voos extras, totalizando 132,4 mil assentos — crescimento de 26% nas operações e 28% na oferta de vagas.
- Salvador: 432 voos adicionais.
- Porto Seguro: 300.
- Ilhéus: 148.
As principais origens são São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Latam Airlines
A Latam vai aumentar em 15% suas operações, passando de 77 para 88 frequências semanais, com voos de São Paulo para Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista.
Entre as novidades, três rotas inéditas:
- Rio de Janeiro (Santos Dumont) → Salvador
- Rio de Janeiro (Santos Dumont) → Porto Seguro
- São Paulo (Congonhas) → Ilhéus
Abaeté Linhas Aéreas
A regional Abaeté Linhas Aéreas também reforçará sua malha, com mais de 500 voos e 5 mil assentos — um aumento de 63% nas operações. As rotas ligam Salvador a Morro de São Paulo e Boipeba, dois dos destinos mais procurados do litoral baiano.