O destino Bahia ganhou destaque nacional e internacional na promoção do turismo para a alta temporada 2025/2026. Somente em agosto, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) marcou presença em seis grandes eventos estratégicos, atingindo cerca de 4,5 mil profissionais do setor. O objetivo foi atualizar agentes de viagens e operadores sobre a infraestrutura e a diversidade de experiências oferecidas pelas 13 zonas turísticas baianas.
No cenário nacional, a Setur-BA participou de capacitações na Convenção da Operadora Diversa, em Guarajuba (Camaçari); no Connect 4You, da Itaparica Tour, em Salvador; no Show Tour, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), em Porto Seguro; na Arena Abreu, em Gramado (RS); e no B2Meet da Operadora FRT, em Natal (RN). No exterior, o estado foi promovido durante o Meeting Brasil Latin America, em cidades como Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e Córdoba (Argentina).
Além da promoção, a conectividade aérea se mostra estratégica para o crescimento do turismo. No verão, a Bahia terá mais 880 voos para Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, incluindo a retomada da rota Salvador–Cidade do Panamá, conectada a 88 destinos nas Américas. O estado também mantém ligações com cidades da América do Sul (Buenos Aires, Montevidéu e Santiago) e da Europa (Paris, Madri e Lisboa), permitindo conexões globais estratégicas.
Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, projeta recordes de fluxo turístico na temporada: “As primeiras informações das agências, hotéis e companhias aéreas indicam expectativa de crescimento. O planejamento do Governo do Estado envolve uma equipe técnica qualificada que ouve todos os atores da cadeia produtiva do turismo.”
A expectativa de alta na chegada de turistas é reforçada pelo presidente da Abav-BA, Jean Paul Gonze, que destaca o aumento de voos e a promoção constante do estado. A tendência positiva também é confirmada pelos hotéis da rede portuguesa Vila Galé, que registram aumento expressivo nas reservas para Guarajuba e Salvador, e pela Abrasel-BA, que enxerga a continuidade de números recordes no setor.