O longa franco-baiano dirigido por Liliane Mutti será exibido amanhã, terça, 26, em Camaçari, em Vera Cruz, 27/08, e em seguida em São Paulo, Paris e Salvador
O filme Madeleine à Paris tem exibição nesta terça-feira, 26 de agosto, às 15h, no Teatro Alberto Martins, em Camaçari, com acesso gratuito e sujeito a lotação do espaço. O filme já passou por Santo Amaro, Nazaré das Farinhas e Cachoeira, integrando o calendário da Irmandade da Boa Morte, e terá ainda nova sessão dia 27/08 em Vera Cruz, na praia de Cacha Prego, às 19h. No segundo semestre, a produção celebra sua expansão para São Paulo, Paris e Salvador, ampliando sua trajetória de difusão do cinema baiano e integrando a programação da temporada do Brasil na França e da França do Brasil.
Todas as exibições contam com acesso gratuito e são seguidas por debate com a diretora Liliane Mutti, a produtora Fabíola Aquino, o diretor de fotografia Daniel Zarvos e o Babalorixá Pai Pote, liderança religiosa do Recôncavo e personagem central da obra. A mediação das ações é da atriz baiana Cristiane Pinho, conhecida pela sua atuação no teatro e cinema baiano.
Integrando a programação do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, e marcando os 200 anos das relações bilaterais entre Brasil e França, a iniciativa reforça tanto a internacionalização quanto a interiorização do cinema baiano, intensificando o acesso do público. Ao longo do mês de agosto, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Cultura, o filme terá circulado cinco cidades: Santo Amaro, Cachoeira, Camaçari, Nazaré das Farinhas e Vera Cruz. As sessões acontecem em cinemas de rua, Pontos de Cultura e praças públicas, reafirmando o compromisso com o acesso facilitado ao cinema baiano.
O filme “Madeleine à Paris” acompanha a trajetória do artista baiano Roberto Chaves, criador da Lavagem da Madeleine, a maior celebração da cultura baiana e afro-brasileira na Europa. Em registro etnográfico, o filme revela os bastidores de mais de 23 anos da Lavagem, abordando temas como identidade, saudade e resistência, e mostrando como tradições baianas ecoam em solo europeu.
Além da exibição, o público participa de rodas de conversa mediadas pela atriz baiana Cristiane Pinho, com presença também do diretor de fotografia Daniel Zarvos, ampliando a reflexão sobre a preservação das raízes afro-baianas e a potência do cinema feito na Bahia.
Após as emocionantes sessões em Santo Amaro, Cachoeira e Nazaré das Farinhas, marcadas pela presença de mães, filhas e pais de santo, a circulação segue fortalecendo a memória coletiva e reafirmando a força da cultura baiana dentro e fora do Brasil.
A circulação do filme Madeleine à Paris é realizada pela TOCA Filmes, em parceria com a Distribuidora Bretz Filmes e a produtora associada Obá Cacauê Produções.
PROGRAMAÇÃO
Aberta ao público, sujeita à lotação dos espaços
Santo Amaro – 01/08 | Terreiro Ilê Axé Ojú Onirê
Cachoeira – 16/08 |Sede da Irmandade da Boa Morte, às 15h
Nazaré das Farinhas – 22/08 | Cine Teatro Rio Branco, às 15h
VEM AÍ
Camaçari – 26/08 |Teatro Alberto Martins, às 15h
Vera Cruz – 27/08 | Sede Social de Caixa Prego
São Paulo – 09/09 (SESC)
Paris – 12/09 (Programação Lavage de la Madeleine)
Salvador – Dezembro (MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia)