Cooperativa destaca a cooperação e investimento local como caminhos para o desenvolvimento sustentável
Promover o desenvolvimento sustentável e econômico vai além de apoiar iniciativas individuais, trata-se de gerar impacto coletivo, com base em cooperação, educação financeira e apoio ao desenvolvimento local. É com esse olhar que a Sicredi Centro-Sul MS/BA tem ampliado sua atuação na região metropolitana de Salvador e Feira de Santana, oferecendo soluções financeiras que fortalecem o empreendedorismo local e a integração de diferentes perfis da sociedade.
Segundo o segundo vice-presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Sadi Masiero, a atuação da cooperativa na região tem como foco o desenvolvimento local e a transformação de vidas por meio do acesso a soluções financeiras sustentáveis. “Nosso compromisso é estar próximo das pessoas, incentivando o crescimento da sociedade onde estamos inseridos. Através da cooperação, promovemos inclusão, geramos oportunidades e estimulamos o protagonismo dos nossos associados”, afirma Masiero.
Um dos eixos estratégicos que reforçam esse compromisso é a educação financeira. Por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, são desenvolvidas ações adaptadas a diferentes públicos, com o objetivo de promover uma vida financeira mais consciente e sustentável. “Acreditamos que, ao levar conhecimento e ferramentas práticas para nossos associados e pessoas, contribuímos diretamente para a construção de uma sociedade mais equilibrada, justa e preparada para os desafios do futuro”, destaca Mayk Wendler, assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA.
Além disso, o Sicredi conta com o Fundo Social, que apoia projetos locais nas áreas de educação, cultura, saúde e meio ambiente, e realiza ações de voluntariado como o Dia C e a Cesta de Amor, promovendo soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Wendler também reforça que o cooperativismo é, por essência, uma forma de organização econômica que valoriza as pessoas. “No Sicredi, o cooperativismo se transforma em uma ferramenta de desenvolvimento local ao disponibilizar soluções financeiras e não financeiras que atendem às necessidades específicas das sociedades onde atuamos. Com uma atuação local e próxima, promovemos o desenvolvimento sustentável ao reinvestir os resultados na própria região, fortalecendo a economia e incentivando práticas que geram impacto positivo e duradouro.”
Na Bahia, afirma o assessor, um dos principais desafios é ampliar a compreensão do cooperativismo como um modelo de negócio viável e transformador. “Para isso, é essencial difundir seus valores e princípios, ao mesmo tempo em que oferecemos soluções financeiras que impulsionem os empreendimentos dos nossos associados. O relacionamento próximo nas agências e os diversos cursos de capacitação promovidos pelo Sicredi são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para o fortalecimento do protagonismo coletivo e para a construção de uma sociedade mais próspera.”
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.