domingo, agosto 3, 2025
spot_img
HomeMundoPapa brasileiro? Veja as chances de um brasileiro assumir o comando da...

Papa brasileiro? Veja as chances de um brasileiro assumir o comando da Igreja Católica

Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21), a Igreja Católica inicia um dos processos mais tradicionais e simbólicos de sua história: a escolha de um novo pontífice. A sucessão será definida por meio do conclave, que deve começar entre o 15º e o 20º dia após o falecimento do líder religioso. A eleição é conduzida pelo Colégio Cardinalício, formado por cardeais de todo o mundo com menos de 80 anos, aptos a votar.

Diante do novo cenário, surge a pergunta: o próximo Papa pode ser brasileiro?

Embora o Brasil seja o país com o maior número de católicos do mundo e conte com oito cardeais eleitores, as chances de um papa brasileiro ou mesmo latino-americano ainda são consideradas remotas. Entre os nomes mais cotados para suceder Francisco, estão cardeais com perfis variados, incluindo progressistas, conservadores e alinhados à linha pastoral do pontífice argentino — os chamados “bergoglianos”.

Veja os principais nomes cotados para o papado:

Cardeal Pietro Parolin

Cardeal Pietro Parolin (Itália)
Nascido em 1955, em Schiavon, Parolin é o atual secretário de Estado do Vaticano, o segundo cargo mais importante da hierarquia da Igreja. Nomeado cardeal por Francisco em 2013, é conhecido por sua experiência diplomática, tendo atuado em países como Nigéria, Venezuela e México, além de liderar negociações sensíveis com China, Vietnã e Oriente Médio.
Ordenado sacerdote em 1980, tem formação em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Fluente em italiano, inglês, francês e espanhol, é considerado um articulador hábil e discreto. Parolin esteve no Brasil em 2024, quando se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Matteo maria zuppi

Cardeal Matteo Zuppi (Itália)
Também nascido em 1955, Zuppi é arcebispo de Bolonha desde 2015 e foi criado cardeal por Francisco em 2019. Figura influente no episcopado italiano, ele preside atualmente a Conferência Episcopal Italiana. Conhecido por sua postura progressista e alinhamento com a visão pastoral de Francisco, Zuppi integra a Comunidade de Sant’Egidio, voltada à promoção da paz e ao diálogo inter-religioso. Recentemente, foi enviado especial do Papa para mediar o conflito na Ucrânia, com missões em Kiev, Moscou, Washington e Pequim.

Pier battista

Cardeal Pierbattista Pizzaballa (Itália)
Patriarca Latino de Jerusalém, Pizzaballa nasceu em 1965, na cidade de Cologno al Serio. Elevado ao cardinalato em 2023, é uma das vozes mais ativas da Igreja Católica no Oriente Médio. Reconhecido por sua atuação no diálogo inter-religioso com cristãos, judeus e muçulmanos, também tem se destacado por sua defesa dos palestinos durante o atual conflito na Faixa de Gaza, tendo visitado a região no final de 2024.

Cardeal Wilton Daniel Gregory

Cardeal Wilton Gregory – EUA

Wilton Gregory, nascido em 1947 em Chicago, nos Estados Unidos, é o atual arcebispo de Washington D.C.. Em 2020, ele se tornou o primeiro cardeal afro-americano da Igreja, tendo sido nomeado por Francisco. Gregory é conhecido por seu compromisso com questões de justiça social, igualdade racial e por seus esforços para combater o abuso sexual clerical. O cardeal ainda tem defendido fortemente ações contra as mudanças climáticas.

Blase Joseph Cupich

Cardeal Blase Cupich – EUA

Blase Cupich, nascido em 1949 em Omaha, nos Estados Unidos, é o arcebispo de Chicago desde 2014 e cardeal desde 2016, também nomeado pelo Papa Francisco. Conhecido por sua abordagem pastoral inclusiva e seu foco em questões sociais, Cupich é visto como um líder progressista e um defensor de uma Igreja mais acolhedora e voltada para as necessidades dos marginalizados.

Cardeal Fridolin Ambongo Besungu – República Democrática do Congo

Fridolin Ambongo Besungu, nascido em 24 de janeiro de 1960 em Boto, República Democrática do Congo, é arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato. Além de suas responsabilidades arquidiocesanas, o cardeal tem se destacado como defensor da paz e da justiça social na RDC.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner – Brasil

Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Nascido em Forquilhinha (SC), ele fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 1976, ainda aos 25 anos, e foi ordenado sacerdote dois anos depois. Nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II (1920-2005), ele tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, após assumir o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2012.

Cardeal Sérgio da Rocha – Brasil

Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, o cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Ele foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-2001) e colaborou, em Porto Velho (RO), no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos.

Antes de assumir a arquidiocese de Salvador, Rocha foi arcebispo em Teresina e em Brasília. Em 2021, Dom Sergio da Rocha foi nomeado membro da Congregação para os Bispos pelo Papa Francisco. A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos. Em 2023, foi nomeado como integrante do Conselho de Cardeais.

Apesar da participação ativa dos brasileiros no conclave, os principais favoritos ao cargo são, até o momento, nomes da Europa — sobretudo da Itália — com forte experiência diplomática e aproximação com a linha de Francisco.

O processo de votação seguirá de forma sigilosa, na Capela Sistina, em Roma. A escolha será confirmada com a tradicional fumaça branca, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo líder.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend