domingo, outubro 19, 2025
Banner
HomeBahiaMiniempresa na Comunidade: programa promove protagonismo e empreendedorismo entre mulheres em Camaçari...

Miniempresa na Comunidade: programa promove protagonismo e empreendedorismo entre mulheres em Camaçari e Dias D’Ávila 


Com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre as mulheres de forma prática, o projeto ‘Miniempresa na Comunidade’ acontece há 4 anos nas cidades de Camaçari e Dias D’ Ávila. O intuito da iniciativa realizada pela JA Bahia, com apoio  do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC) e patrocínio das empresas BASF, BRASKEM, BRACELL, BAYER, ELEKEIROZ, UNIPAR, CETREL e INDORAMA,  é que as empreendedoras criem sua própria empresa do zero, considerando os setores de finanças, recursos humanos, produção, marketing e vendas. Durante 4 anos, o programa já impactou quase 130 pessoas e conta com 10 miniempresas criadas em mais de 200 horas de imersão e aprendizado.

O presidente da JA Bahia, Elde Oliveira, destaca como funciona o programa. “O grande objetivo é proporcionar uma empresa real de gestão e tomada de decisão, despertando o senso de protagonismo, responsabilidade e inovação. É uma vivência transformadora, que ajuda a formar empreendedoras mais preparadas e conscientes do seu papel no mercado e na sociedade”, declarou. 

Mais que um  processo de aprendizado, o Miniempresa na Comunidade tem feito com que muitas mulheres acreditem em seus sonhos e coloque-os em prática, como é o caso da empreendedora Erika Lima, que participou do projeto e logo depois conseguiu abrir o seu salão de beleza. 

“Graças ao projeto eu sei administrar o meu próprio negócio, colocando em prática tudo que foi ensinado, como cálculos, lucros, gerenciamento e muitas outras coisas”, disse Erika. 

A empreendedora também ressaltou que com as habilidades adquiridas no programa, hoje ela tem um crescimento financeiro e de negócio de aproximadamente 40% e que consegue abrir as portas do seu salão para que outras mulheres possam trabalhar.

Para Erika, ter participado do programa facilitou a forma de gerenciamento do seu empreendimento. “Tudo começa com uma estratégia, apliquei a metodologia do marketing e deu tudo certo”. 

“O Miniempresa vem ao encontro do desejo de empresas associadas ao COFIC no sentido de promover iniciativas geradoras de renda em comunidades próximas ao Polo, especialmente em Camaçari e Dias D’Ávila, tendo o estímulo ao empreendedor como ponto de partida. Há também o incentivo de práticas empresariais com ênfase no empreendedorismo feminino, contemplando e potencializando as vocações das comunidades envolvidas”, explica o superintendente de desenvolvimento de pessoas e comunicação social da COFIC Érico Oliveira.

Além de Erika, outras participantes também conquistaram o sucesso por meio do que foi aprendido no programa Miniempresa. Divanilde Almeida fez parte do projeto e hoje é dona do Diva Cakes. Ela conta que a experiência foi gratificante. “Foi muito bom, uma oportunidade maravilhosa, eu aprendi muito, só tenho a agradecer”, disse a empreendedora que atualmente fornece lanches para a JA Bahia.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend