sábado, outubro 18, 2025
Banner
HomeModaEscola baiana Àbámodá participa do 1º Encontro Nacional da Rede de Escolas...

Escola baiana Àbámodá participa do 1º Encontro Nacional da Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura

Com sede em Cachoeira, escola se destaca pela promoção da moda decolonial e ancestral, aliando estética afro-indígena, identidade e impacto social

A Àbámodá (@abamoda.escolalivre), primeira Escola Livre e Gratuita de Moda, Arte e Cultura da Bahia, sediada em Cachoeira (BA), é uma das 68 organizações da sociedade civil convidadas a integrar o Encontro Nacional da Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura, que acontece de 26 a 30 de maio em Fortaleza (CE).

O evento reunirá as Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura que estão em atividade e foram selecionadas, através do edital do Programa Olhos D’água, em 2023, pelo Ministério da Cultura e reunirá representantes de todas as regiões do país para intercâmbio de metodologias, saberes e experiências no campo da formação artística e cultural. A Àbámodá está entre as 9 escolas baianas selecionadas e é a única escola exclusivamente voltada à moda, destacando-se por seu trabalho pioneiro na promoção da moda decolonial e ancestral, aliando estética afro-indígena, identidade e impacto social.

“Participar deste encontro é muito mais do que estar presente em um evento nacional. É um gesto político de reconhecimento das nossas práticas, da nossa comunidade e das mulheres negras do Recôncavo. A Àbámodá é uma escola que nasce da urgência de pensar a moda como linguagem artística e como ferramenta de geração de renda, autoestima e transformação social”, afirma Luisa Mahin, coordenadora da escola.

Com uma proposta pedagógica centrada na ancestralidade afro-indígena e na transversalidade entre moda, arte, cultura e economia criativa, a Àbámodá atua com foco prioritário no público feminino negro e LGBTQIAPN+, oferecendo formação continuada e profissionalizante em design, costura e criação de coleções autorais com forte ligação identitária e territorial.

“As Escolas Livres são espaços vivos de invenção e de resistência. Esse encontro é um momento de confluência de saberes, onde a Abamodá vai poder compartilhar sua metodologia, aprender com outras experiências e seguir tecendo redes para o fortalecimento da educação cultural no país”, destaca Mahin.

A Àbámodá segue com diversas novidades para o segundo semestre de 2025. A escola, que está de casa nova, se prepara para lançar sua primeira coleção de moda autoral, produzida pelas alunas da última turma. A ideia é que além da sede da escola, seja inaugurada uma loja colaborativa para expor as peças criadas e fomente a economia criativa local.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend