A gravação do programa especial ocorrerá no dia 22 de outubro, a partir das 9h, no Teatro do Goethe-Institut. Os interessados em participar devem se inscrever pela plataforma Sympla
Sucesso de audiência e crítica, o “Conversa Preta”, programa da Rede Bahia que debate o racismo e fortalece o protagonismo negro, chega à 6ª edição em 2025 com uma grande novidade: a gravação com a presença de plateia pela primeira vez, onde o público poderá interagir através de perguntas com os convidados e convidados. A iniciativa, que celebra a cultura, identidade e resistência negra, ocorrerá no dia 22 de outubro, a partir das 9h, no Goethe-Institut Salvador, na avenida Sete de Setembro, 1809, no Corredor da Vitória, em Salvador. A entrada será gratuita, mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. Mesmo com ingresso, o acesso será por ordem de chegada e sujeito à lotação do espaço.
Na data, o público poderá acompanhar as discussões em três temáticas diferentes: “Vim da Bahia”, “Memória que Move o Futuro” e “Corpos Pretos e Narrativas”, que serão mediados pelos apresentadores Vanderson Nascimento, Luana Souza e Luana Assiz. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo Sympla a partir de 15 de outubro. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis por mesa, neste endereço https://www.sympla.com.br/evento/conversa-preta-2025/3147042.
Com uma programação especial, o “Conversa Preta”, que será exibido em novembro na tela da TV Bahia, aborda temas essenciais para a valorização da cultura negra nas mais diversas linguagens. Já participaram da atração nomes como Conceição Evaristo, Fabrício Boliveira, Eliane Alves, Evaldo Macarrão, Lucas Leto, Wanda Chase, Rita Batista e Margareth Menezes. Além disso, o programa já conquistou, por dois anos consecutivos, o Prêmio Globo de Programação, destacando a importância do projeto para o fortalecimento da potência negra dentro e fora da Bahia.
Confira os detalhes dos programas:
TEMA 01 – MEMÓRIA QUE MOVE O FUTURO
Participantes: Elisio Lopes Jr, Flávia Oliveira e Lorena Bispo
Apresentação: Vanderson Nascimento
Descrição: A memória negra é um campo de disputa, criação e continuidade. Ela se reinventa em cada geração, nas palavras, nas telas e nas ruas. Este painel reúne três vozes que representam diferentes formas de preservar e recontar nossas histórias: o olhar jornalístico e social de Flávia Oliveira, as narrativas ficcionais e audiovisuais de Elísio Lopes Jr., e a força simbólica e ancestral de Lorena Bispo, Rainha do Ilê Aiyê. Juntos, eles refletem sobre como a memória não é passado e, sim, caminho para o futuro.
TEMA 02 – CORPOS PRETOS E NARRATIVAS
Participantes: Valdineia Soriano, Will e Lucas Pizane
Mediação: Luana Souza
Descrição: Um debate sobre como corpos pretos se expressam hoje, seja nas redes, no teatro, na música ou no ativismo, e como essas expressões desafiam estereótipos e expandem narrativas. Com Lucas Pizane, criador de conteúdo e cantor que emergiu no BBB, Valdineia Soriano, atriz do Bando de Teatro Olodum com trajetória no teatro, cinema e televisão, e Will, ativista/ criador de conteúdo que questiona estruturas e estigmas atuais, vamos explorar corpo, estética, visibilidade e o que ainda precisa ser dito.
TEMA 03 – EU VIM DA BAHIA…
Participantes: Lazzo Matumbi, O Kanalha e Edvana Carvalho
Mediação: Luana Assiz
Descrição: A Bahia pulsa em vozes, cores e cenas. Sua arte atravessa gerações, resiste pelo corpo e se reinventa em novos sons, rostos e histórias. Neste painel, três expressões artísticas baianas se encontram: Lazzo Matumbi, com sua voz consagrada e presença histórica na música negra baiana; O Kanalha, com sua ascensão no pagode nacional; Edvana Carvalho, com trajetória na atuação, no teatro negro e na televisão. Uma conversa sobre como ser da Bahia é também trazer raízes, ancestralidade e uma potência cultural que ecoa além do litoral.