A 17ª edição do Dia do Outdoor foi de muitas homenagens. Realizada na Câmara Municipal de Salvador (CMS) nesta quarta-feira (03), a sessão especial celebrou a trajetória do comunicador Mário Kértesz e também dos sambistas da Bahia, e reuniu políticos, autoridades, grandes nomes da comunicação e representantes de instituições baianas e nacionais.
Durante discurso de abertura, o presidente da Central de Outdoor Seccional Bahia, Vinícius Linhares, lembrou de Sandoval Guimarães, que enquanto vereador, em 2009, instituiu o Dia do Outdoor no dia 31 de agosto, reiterou a posição da Bahia como um dos maiores mercados de outdoor da Bahia, e celebrou o ano de 2025 do mercado de mídia exterior local. “Neste ano conseguimos implementar a atualização das normas. Isso significa que estamos cada vez mais engajados e andando lado a lado com as mudanças, novidades, avanços tecnológicos e métricas”, finalizou.
Ainda em sua fala, o presidente agradeceu o apoio dos órgãos públicos e reforçou a união que existe em prol do desenvolvimento do setor. “Da nossa parte, sempre buscamos atender todas as normas e decretos existentes, além de cumprir todos os requisitos necessários para operar dentro das quatro linhas. Além disso, mesmo com as mudanças do mundo, nosso meio se mantém relevante e em diálogo constante com as pessoas de todas as gerações que circulam, vivem e visitam a nossa cidade”, reforça.
Em seguida, o presidente entregou um troféu de homenagem para Mário Kértesz, comunicador baiano. Ele foi celebrado pelo trabalho realizado a favor do meio outdoor na década de 70 e também por sua trajetória como comunicador. A honraria foi entregue para Claudia Pereira, diretora de marketing do Grupo Metrópole.
E, por fim, os sambistas da Bahia também foram homenageados. A entidade que recebeu o troféu foi a União de entidades de Samba da Bahia (Unesamba), por meio de José Luis Lopes, o “Arerê”. “O samba carrega em cada batida a essência da baianidade que nasceu no recôncavo, traduzindo a alegria, a resistência e a fé do nosso povo. É no encontro das rodas, nas festas populares, nas ruas e nos carnavais que ele se afirma como expressão viva da identidade baiana, revelando a força de uma cultura que pulsa no coração da Bahia e ecoa pelo mundo”, reforçou Vinícius durante discurso.
Presidida pelo vereador de Salvador Orlando Palinha, a mesa da sessão especial também foi composta pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Junior; pelo coordenador executivo de eventos, Guy Ferreira; e pelo vice-presidente da Central de Outdoor Nacional, Valério Junkes.
Celebração ao samba também nas ruas
Neste mês de setembro, peças de outdoor em homenagem ao samba estão pelas ruas de Salvador também em comemoração ao Dia do Outdoor. Produzidas pelo publicitário Pedrinho da Rocha, as artes são muito coloridas e são focadas em mostrar os instrumentos musicais, como o pandeiro, cavaco, surdo, tamborim e vários outros. A frase “Salve o Samba da Bahia” fica em evidência.
“Homenagear os instrumentos que são base do samba baiano utilizando cores mais contemporâneas sintetizou a nossa intenção. E para mim é motivo de orgulho homenagear essa instituição cultural da Bahia. O melhor de tudo é estar presente já há tantos anos do Dia do Outdoor, sempre produzindo as peças que homenageiam instituições de importância”, finaliza Pedrinho da Rocha.