sábado, outubro 18, 2025
Banner
HomeBahia"A Feira" leva energia junina para Itabuna com show gratuito de Targino...

“A Feira” leva energia junina para Itabuna com show gratuito de Targino Gondim, gastronomia, artesanato e outras atrações culturais

A Praça Prof. Olinto Leone, no Centro de Itabuna, vai viver a energia do São João neste final de semana, com a edição comemorativa dos 10 anos da Feira da Cidade – reconhecida como a primeira feira de economia criativa de rua do estado. O projeto chega à cidade do sul da Bahia com programação gratuita será neste sábado (07) e domingo (08), a partir das 10h, reunindo gastronomia local, artesanato de empreendedores da região, além de shows como o de Targino Gondim, no domingo, a partir das 18h.

Na cidade, o projeto tem apoio da Fundacão Itabunense de Cultura e Cidadania e da Prefeitura Municipal de Itabuna. Focada em uma programação com múltiplas manifestações artísticas, a edição reúne teatro, música e dança. Abrindo a agenda do sábado, às 10h tem atividade recreativa para as crianças, seguida de outras atrações para todas as idades, enquanto nas barraquinhas da Feira, o melhor da gastronomia e artesanato da região poderá ser apreciado pelo público. Pela tarde, às 16h, haverá um aulão de forró, seguido por um aulão de outros ritmos e dos shows das bandas Olha o Balanço, às 18h, que apresenta um repertório com grandes sucessos do samba e pagode e músicas autorais; e Nova Proposta, às 19h30, que também mistura sucessos do pagode com composições autorais.

No dia seguinte, a grande atração é o show do forrozeiro Targino Gondim, a partir das 18h, levando os grandes clássicos juninos para a cidade. Antes disso, a programação tem início pela manhã com contação de histórias para as crianças, oficina de produção de fantoches e roda de Capoeira e Samba de Roda Raiz. Pela tarde, a agenda fica com apresentações de quadrilhas, coral e charanga. Além do show de Targino Gondim, a noite tem ainda a apresentação de Andinho Brito, cantor, compositor e multi-instrumentista, que domina com maestria a sanfona, o violão e o contrabaixo. E, apostando na multi linguagem artística, o dia contará ainda com teatro na praça, com a apresentação de “Lampião e Maria Bonita”, da Cia. Teatro & Fantasia, contando a história dessas personalidades que fazem parte da cultura nordestina. Durante todo o final de semana, haverá uma exposição de carros antigos.

Além dos shows e atrações culturais para todas as idades, o público poderá curtir barraquinhas com uma grande variedade de comidas e feira de artesanato — tudo pensado para estimular a economia local e valorizar a cultura baiana, revelando e impulsionando artistas e empreendedores do estado.

Celebração dos 10 anos

Nesses dez anos, a Feira da Cidade totaliza 300 edições, 3 mil atrações musicais, 20 mil horas de programação e 1 milhão de visitantes. Já passaram por lá grandes nomes da música baiana e de fora do estado, como Baiana System, Larissa Luz, Otto, Lazzo, Gerônimo, Rumpilezz, Paulinho Boca e Cortejo Afro.

“A Feira foi a semente de uma revolução na rua e na economia. Lançamos negócios, revelamos artistas, ativamos territórios e conectamos pessoas. A Feira deu o primeiro palco para grandes nomes da gastronomia, da arte e do empreendedorismo criativo”, pontua Carla Maciel, idealizadora e coordenadora do Festival A Feira.

Ainda no Sul da Bahia, nos dias 07 e 08 de junho o festival ganha a rua em Itabuna. E nos dias 14 e 15 de junho chega Vitória da Conquista. Em julho, o projeto segue celebrando sua temporada comemorativa para Jequié, Juazeiro, Feira de Santana, Camaçari e Salvador. 

O Festival A Feira tem patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Bahiagás

A escolha dos municípios que receberão A Feira seguiu o trilho de sustentabilidade que vem sendo traçado pela Bahiagás no estado. São algumas das cidades já atendidas pela Companhia, responsável pela distribuição do gás natural, que é um dos carros chefes da transição energética por ser mais limpo, com menos emissão de CO2 e de partículas poluentes. 

Cinco dos municípios contemplados pelo Festival fazem parte do Projeto Gás Sudoeste – maior duto de distribuição de gás natural em construção no país: O Projeto Gás Sudoeste, com 306 km, interligando 12 cidades da Bahia, entre Itagibá e Brumado.

Com 30 anos, a Bahiagás é a segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A empresa conta com mais de 90 mil clientes, mais de 1.300 km de gasodutos espalhados em mais de 20 municípios baianos. 

Além da distribuição do gás natural, a Bahiagás também contribui e apoia iniciativas socioculturais, artísticas e esportivas. No ano passado, foram mais de R$ 14 milhões destinados em projetos. Em 2025, cerca de R$ 7 milhões foram investidos no Carnaval da Bahia, sendo patrocinadora há mais de 15 anos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend